Resultados do projeto ENGENDER

março de 2021 - setembro de 2024

O projeto de investigação «ENGENDER | Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal», que decorreu no Centro de Estudos Sociais, entre março de 2021 e setembro de 2024, propôs-se determinar o lugar ocupado pelo ensino da perspetiva de género nos diferentes campos disciplinares, investigando o modo como esta está a ser integrada nos currículos e práticas pedagógicas e o seu impacto tal como é percebido por quem neles tem envolvimento.

Para cumprir este objetivo, a investigação, além dos títulos de programas de estudos e das unidades curriculares, procurou efetuar a integração da perspetiva de género nos conteúdos de ensino e na investigação publicada.

No centro da análise, estiveram as seguintes dimensões:

1. Estratégias político-institucionais desenvolvidas nas últimas 4 décadas;
2. Planos de estudos em vigor nas instituições de ensino superior analisadas (universidades e politécnicos, públicos e privados);
3. Currículos e práticas pedagógicas;
4. Investigação publicada com perspetiva de género e filiação nacional.

A equipa de investigação responsável pelo ENGENDER acredita que o trabalho desenvolvido resultou num contributo importante para tornar o Ensino Superior em Portugal mais sensível às questões de género, melhorando a sua eficácia para quem nele trabalha e para quem procura formação.

Nesse sentido, os resultados dos vários estudos conduzidos no âmbito do ENGENDER estão disponíveis em diversos formatos:


Ebooks

A Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior em Portugal: Construindo futuros 

The Integration of the Gender Perspective in Higher Education in Portugal: Building futures

Guia para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior

Políticas públicas de igualdade de género na educação em Portugal: da legislação à difícil transposição prática
 

Artigos

– “The Transformative Potential of Gender Equality Plans to Expand Women’s, Gender, and Feminist Studies in Higher Education: Grounds for Vigilant Optimism” 

– “Estudos sobre as mulheres, de género e feministas em Portugal: uma análise bibliométrica comparativa entre Web of Science e Scopus (1995-2021)

– “Modalidades e graus de integração dos estudos sobre as mulheres, de género e feministas no ensino superior português: Uma análise sistemática dos currículos

– “Gendered Micropolitics in Academic Work Environments: Uncovering Microaggressions during the COVID-19 Pandemic

– “From Late Bloomer to Booming: A Bibliometric Analysis of Women’s, Gender, and Feminist Studies in Portugal” 

– “O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares

– “La institucionalización de los Estudios de las Mujeres en Portugal: un análisis de los planes de estudios de los grados de maestría y doctorado en Universidades públicas” 

– “La división sexual del trabajo doméstico académico en la universidad con sesgo de género bajo la Pandemia"


Vídeos (disponíveis AQUI)

- 6 sessões do Seminário “Dos Estudos de Género ao Estudos do Género no Ensino Superior” (fev 2023)

- Documentário sobre a Ação de Formação “Práticas Pedagógicas para a Integração da perspetiva de género no Ensino Superior”

- 5 slams de ciência com alguns destaques do projeto