Resultados do projeto ENGENDER
março de 2021 - setembro de 2024
O projeto de investigação «ENGENDER | Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal», que decorreu no Centro de Estudos Sociais, entre março de 2021 e setembro de 2024, propôs-se determinar o lugar ocupado pelo ensino da perspetiva de género nos diferentes campos disciplinares, investigando o modo como esta está a ser integrada nos currículos e práticas pedagógicas e o seu impacto tal como é percebido por quem neles tem envolvimento.
Para cumprir este objetivo, a investigação, além dos títulos de programas de estudos e das unidades curriculares, procurou efetuar a integração da perspetiva de género nos conteúdos de ensino e na investigação publicada.
No centro da análise, estiveram as seguintes dimensões:
1. Estratégias político-institucionais desenvolvidas nas últimas 4 décadas;
2. Planos de estudos em vigor nas instituições de ensino superior analisadas (universidades e politécnicos, públicos e privados);
3. Currículos e práticas pedagógicas;
4. Investigação publicada com perspetiva de género e filiação nacional.
A equipa de investigação responsável pelo ENGENDER acredita que o trabalho desenvolvido resultou num contributo importante para tornar o Ensino Superior em Portugal mais sensível às questões de género, melhorando a sua eficácia para quem nele trabalha e para quem procura formação.
Nesse sentido, os resultados dos vários estudos conduzidos no âmbito do ENGENDER estão disponíveis em diversos formatos:
Ebooks
– A Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior em Portugal: Construindo futuros
– The Integration of the Gender Perspective in Higher Education in Portugal: Building futures
– Guia para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior
– “O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares”
Vídeos (disponíveis AQUI)
- 6 sessões do Seminário “Dos Estudos de Género ao Estudos do Género no Ensino Superior” (fev 2023)
- Documentário sobre a Ação de Formação “Práticas Pedagógicas para a Integração da perspetiva de género no Ensino Superior”
- 5 slams de ciência com alguns destaques do projeto