Notícia

CES lidera estudo sobre a participação de cidadãos/ãs no desenho de soluções baseadas na natureza

Junho 2023

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) vai liderar um novo consórcio europeu de investigação, que tem como objetivo contribuir para a adoção de modelos inovadores no desenho de soluções social e ecologicamente justas. O projeto “TRANS-lighthouses | Para além do verde - Faróis de soluções transformadoras baseadas na natureza para comunidades inclusivas” é financiado pela Comissão Europeia, com um orçamento global de aproximadamente 6 milhões de euros, e decorrerá ao longo dos próximos três anos e meio (maio 2023 – outubro 2026).

© Anna Jewels / Unsplash

O TRANS-lighthouses parte de uma rede de “faróis” (lighthouses) – metáfora para o conjunto de experiências e arranjos locais de governação - em áreas urbanas, rurais, costeiras e florestais localizados em 8 países da União Europeia, para testar novos modelos de governação, abordagens e ferramentas de cocriação que potenciem, de forma integrada, os objetivos ecológicos, sociais e económicos de soluções baseadas na natureza.

Com o foco sobre projetos de pequena escala, mas de ampla projeção e impacto, de acordo com Isabel Ferreira, Investigadora Principal do TRANS-lighthouses, «cada farol é composto por laboratórios de conhecimento vivo, casos de avaliação, casos-piloto e parceiros associados internacionais. Nestes espaços, a interação de diferentes conhecimentos, experiências e papéis apoiará a avaliação de soluções em curso e a testagem de novas, dando prioridade às perspetivas cidadãs, em diálogo com outros atores envolvidos».

O consórcio compreende centros de investigação e inovação, instituições políticas e organizações da sociedade civil, com 19 parceiros europeus de 10 países, bem como 9 observadores de 7 países nas Américas, África e Ásia, entre os quais, Portugal, Chile, Dinamarca, Argentina, Alemanha, Brasil, França, Índia, Estados Unidos, Tanzânia, Bélgica, Quénia, Itália, Espanha, Grécia ou Suécia.

A equipa de investigação do CES, para além de Isabel Ferreira (Investigadora Principal) é constituída por Beatriz Caitana, Nathalie Nunes e Gonçalo Canto Moniz, juntando-se ainda à equipa outros/as investigadores/as que darão o seu contributo ao longo da execução do projeto.

A apresentação pública do TRANS-lighthouses decorrerá na ilha de S. Miguel (Açores), entre 21 e 23 de junho, num encontro coorganizado com os parceiros locais Kairós - Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária e a Universidade dos Açores, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa. Ao longo de três dias, os parceiros do projeto irão reunir para aprofundar o desenvolvimento do seu plano de trabalho, em diversas vertentes e localidades.