Bolsa

Ana Lúcia Santos distinguida com a bolsa Ciências e Desporto – Young Scientific Talents Week

Investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais, Ana Lúcia Santos acaba de ser distinguida com a bolsa Ciências e Deporto – Young Scientific Talents Week (na perspetiva dos Jogos Olímpicos de Paris 2024). Trata-se de uma bolsa promovida pelo Institut Français de Portugal e pela Embaixada da França em Portugal. que financia a ida a Paris de um/a jovem cientista cuja investigação se centre nos desafios do desporto.

Tendo realizado uma tese de doutoramento sobre políticas de género direcionadas a mulheres com hiperandrogenia e pessoas trans no Desporto de Elite, e tendo em vista o desenvolvimento de um futuro projeto com enfoque na inclusão de pessoas jovens trans e não-binárias no Desporto Escolar e Desporto Federado, a concessão desta bolsa reconhece a contribuição do trabalho de Ana Lúcia Santos para a compreensão dos desafios atuais no mundo desportivo, à medida que as políticas de género evoluem para uma inclusão cada vez mais restrita.

A Young Scientific Talents Week é um prestigiado encontro científico internacional organizado pela Universcience, que pretende reunir jovens cientistas de todo o mundo em atividades no âmbito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, com o objetivo de explorarem as relações entre ciência e desporto, do ponto de vista médico, biomecânico, psicológico, histórico, sociológico e cultural. As atividades irão decorrer na Cité des sciences et de l'industrie e nas Etincelles du Palais de la Découverte.

A investigadora do CES terá assim oportunidade de apresentar o seu trabalho, participar em oficinas de mediação científica, visitar instituições culturais, centros de investigação e instalações desportivas, bem como contribuir para o desenvolvimento de uma exposição científica atual sobre desporto.

A Youg Scientific Talents Week integra programação oficial da Olimpíada Cultural de Paris 2024 e é organizada pela Universcience, em parceria com o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França.