Cursos a distância do Centro Virtual Camões [2.º semestre]

Subalternidades no Atlântico Sul / Portugal: Memórias do fim do império

Candidaturas até 14 de fevereiro de 2021

Encontra-se a decorrer, até 14 de fevereiro de 2021, o período de candidaturas ados seguintes cursos a distância do Centro Virtual Camões, para o 2.º semestre 2020/21:

a) Subalternidades no Atlântico Sul

Resumo: Curso avançado de pós-graduação dedicado ao Atlântico Sul, em particular à sua fundação/formação e às consequências históricas, políticas, sociais e culturais que o determinaram e que se projetam no horizonte contemporâneo. O percurso, que renova a tradição dos cursos de e-learning “Estudos Pós-coloniais-Atlântico Sul” é genealógico: parte-se da contemporaneidade para analisar os efeitos do tráfico de escravos em contextos diferenciados como o de Portugal e o do Brasil e aprofunda-se o conhecimento das narrativas remontando os inícios do espaço conceitual, político e social do Atlântico meridional.

Parceria: Camões, I.P., e Cátedra Eduardo Lourenço/ Università degli Studi di Bologna

[Mais informações]

b) Portugal: Memórias do fim do império

Memórias do fim do império é um curso avançado de pós-graduação que realiza uma “espetrografia” -em todos os sentidos- dos rastos do passado de Portugal em África. O processo de construção de uma memória de África, o campo de batalha de construção de uma memória contemporânea do colonialismo e dos seus problemáticos fins, os horizontes de uma possível memória comum deste tempo complexo, que combina passado e presente estão no centro das reflexões lançadas no curso.

Parceria:  Camões, I.P.- Cátedra Eduardo Lourenço/ Università degli Studi di Bologna - Projeto Memoirs Filhos do Império e Pós-memórias Europeias ERC Horizon 2020 n.648624 sediado no Centro de Estudos Sociais (CES)/Universidade de Coimbra.

[Mais informações]