Dia Mundial da Criança

«Jogo das Profissões» lançado como iniciativa para a desconstrução de estereótipos de género

O Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, tem como principal intuito chamar a atenção para os direitos das crianças, nomeadamente o de viverem num ambiente de paz e harmonia que contribua para o seu pleno desenvolvimento.

Mundialmente celebrado, tem por objetivo continuar a promover uma melhoria das suas condições de vida. Contudo, é também uma data de reflexão sobre a defesa dos seus direitos, e para passar do plano à ação.

O Jogo das Profissões é uma iniciativa conjunta de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, da Women in Tech® em Portugal, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e da Ironhack Lisboa. Foi desenvolvido pelos membros da Comunidade Raparigas do Código e ilustrado pela designer Rita do Mar.

Conta ainda com o apoio da DNS.PT e do Projeto KINDER - Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education (CES/UC) e do Promundo Portugal, pretendendo, neste Dia Mundial da Criança, chamar a atenção para os estereótipos de género ainda existentes nas escolhas das profissões, passados desde cedo às crianças.

Os estereótipos de género são ideias pré-concebidas ou generalizadas sobre características e papéis que homens e mulheres assumem. Estas ideias e expectativas podem ser transmitidas através da interação com pares, influência familiar, nas escolas, através de histórias, vestuário, brinquedos, livros e jogos. Estes preconceitos estão na base das profundas desigualdades existentes entre homens e mulheres.

Nas últimas décadas, os esforços para promover uma mudança comportamental relativamente às atitudes, normas e expetativas diferenciadas de género, entre rapazes e raparigas em relação às suas vidas e escolhas, reuniram profissionais de diversas áreas, desde a academia à política, do ativismo ao setor privado.

Esta iniciativa reuniu várias entidades que, conjuntamente e voluntariamente, iniciaram um projeto que pretende disponibilizar jogos simples, interativos, inclusivos e educativos, conteúdos e informações sobre estes temas, disponíveis a toda a comunidade educativa e famílias.

Site: https://jogodasprofissoes.pt/

Fonte: Governo de Portugal