Notícia

O CES em tempos de crise

18 de março de 2020

O Centro de Estudos Sociais (CES), em consonância com a Universidade de Coimbra, está a adotar todas as medidas de contingência tornadas inadiáveis pela pandemia de COVID-19. Os/as investigadores/as prosseguem o seu trabalho, adaptando-se à nova situação, e os serviços administrativos garantem o pleno funcionamento institucional, mesmo que, na maior parte dos casos, à distância.

As instalações físicas estão encerradas a pessoal não essencial ao funcionamento dos serviços informáticos, pelo que todos os contactos devem ser efetuados por correio eletrónico, a partir dos endereços dos serviços e/ou dos/as investigadores/as disponíveis na página de internet do CES.

A Biblioteca Norte-Sul continua a dar apoio aos/às investigadores/as, promovendo o acesso a publicações disponíveis digitalmente e prestando todas as informações necessárias à prossecução dos trabalhos de investigação.

A atividade letiva no âmbito dos programas de doutoramento está a ser reestruturada a partir de meios de comunicação online, através de diferentes plataformas que começam agora a ser utilizadas; os cursos de formação à distância decorrem e decorrerão como previsto, estando cursos novos em preparação e outros em conversão para funcionarem online.

Dado o cancelamento das atividades presenciais, a organização de eventos científicos está a adaptar-se a novas modalidades de comunicação online. Irão brevemente ser anunciadas várias atividades com possibilidade de assistência e participação online. Todos os eventos previstos para um período posterior ao do termo previsível da atual situação de contingência mantêm-se, com alargamento de prazos de inscrição.

A página Web do CES mantém-se como instrumento de comunicação privilegiado e irá reforçar a sua presença com novidades e atualizações regulares, igualmente disponíveis nas redes sociais Facebook e Twitter.

Em tempos muito difíceis para as pessoas e as instituições, a ampla comunidade CES resiste, mantém a sua dinâmica e preserva intactos os laços de trabalho e as relações de solidariedade de que, justamente, se orgulha.