Notícia

CES integra consórcio europeu que vai escrutinar as representações mediáticas sobre a União Europeia

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra vai integrar a equipa do projeto europeu de investigação «MEDIATIZED EU - Mediatized Discourses on Europeanization and Their Representations in Public Perceptions», financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa H2020 e liderado pela Dublin City University.

A equipa de investigação do CES é constituída por Maria Raquel Freire (Investigadora Principal) e Sofia José Santos que irão desenvolver a análise do estudo de caso português, comparando-o com outras paisagens políticas e mediáticas europeias, e cocoordenar a área da disseminação e comunicação do projeto.

O MEDIATIZED EU parte de duas premissas fundamentais. A primeira, que os media desempenham um papel central na construção da realidade, influenciando a forma como esta é politicamente constituída, encerrando dinâmicas politicamente tão ou mais relevantes do que os próprios processos políticos formais. A segunda reconhece a existência de múltiplas Europas e, subsequentemente, de diferentes narrativas da construção do que significa “ser-se europeu” e do que significa a “Europa” enquanto projeto comum.

Nesse sentido, o MEDIATIZED EU procurará analisar as representações do “projeto europeu” e do conceito e processos de “Europeização” veiculadas pelos media (convencionais e digitais) na Europa, bem como as perceções da opinião pública europeia face a essas mesmas representações. O projeto irá mapear e analisar os sistemas, processos e dinâmicas políticos, sociais, económicos e legais de informação e desinformação que constroem essas diferentes representações sobre a UE no espaço mediático europeu e compreender as formas através das quais estas são apropriadas, negociadas, cooptadas ou contestadas pela opinião pública das diferentes Europas, dentro da própria Europa.

O projeto, que terá início em finais de 2020 e decorrerá ao longo de quatro anos, obteve um financiamento global próximo dos 2 milhões e 900 mil euros, dos quais aproximadamente 350 mil euros estão alocados ao CES, para a implementação do projeto ao longo da sua duração.

Com uma forte componente política e de comunicação, MEDIATIZED EU gerará uma panóplia de resultados dirigidos a várias audiências, entre outros, artigos científicos, livros e capítulos de livros, recomendações políticas e de boas-práticas, podcasts, website, artigos de opinião ou currículos do ensino superior.