Exposição bibliográfica
Livros contra o Apagamento
2 a 30 de junho de 2025
Escaparate da Biblioteca Norte|Sul, CES | Alta > Inauguração: 9 de junho, 17h00, Biblioteca Norte|Sul
Durante o mês de junho de 2025, a Biblioteca Norte|Sul acolhe uma exposição bibliográfica dedicada às metodologias queer. Esta resulta da colaboração entre os projetos TRACE - Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism and age-related LGBTI+ politics in Europe, PULSAR - O papel de profissionais LGBTQ+ para uma saúde inclusiva, Grupo de Pesquisa em Sexualidades (GPS-CES).
Com curadoria de Inês Lima (Bibliotecária da BN|S) e Iuri Garcia Lopes (Estudante de Doutoramento em Estudos Feministas), a exibição dos livros do acervo da BN|S propõe um olhar crítico e plural sobre as abordagens metodológicas que desafiam as normas e as categorias fixas no campo da investigação, a partir da lente dos estudos feministas, estudos queer e estudos transgênero.
Adicionalmente, incluir-se-ão registos fotográficos da marcha que decorreu no dia 17 de maio em Coimbra, a propósito do Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. (Fotografias cedidas por António Coutinho).
A exposição será inaugurada no dia 9 de junho de 2025, às 17h, com um evento público na Biblioteca Norte|Sul, que contará com a presença da equipa curatorial, de representantes dos projetos envolvidos e do GPS-CES.