Ciclo de Oficinas de Leituras

Repensar a economia para além do capitalismo

2024/2025

O Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL-CES) reúne, desde 2008, estudantes e investigadoras ligadas ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) ou a entidades parceiras, interessados em debater questões relativas aos múltiplos aspetos e temáticas do campo da Economia Solidária (ES). O interesse cada vez maior pela Economia Solidária abre espaço para uma série de indagações, seja sobre o lugar do Estado no fomento destas iniciativas, seja sobre as relações entre ES e mercado, ou ainda sobre os desafios da organização da produção e do consumo segundo prerrogativas não-capitalistas.

O objetivo deste Ciclo de Oficinas de Leituras é discutir textos de referência teórico/metodológica focados nas ou que dialogam com as economias  solidárias, a partir de diferentes abordagens e evidenciando contribuições empíricas baseadas em diferentes contextos.

Convidamos pesquisadores, estudantes, ativistas, jornalistas e membros de movimentos sociais a participarem desta reflexão coletiva.

O Ciclo de Leitura será online e os/as inscritos/as poderão aceder aos textos de artigos ou capítulos de livros duas semanas antes da data do grupo de leitura na página de divulgação do evento.

Este Ciclo de Oficinas faz parte das atividades do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do Centro de Estudos Sociais (Grupo ECOSOL/CES ).

Coordenadoras: Michela Giovannini e Beatriz Caitana Silva