Curso de Formação Avançada
Práticas Pedagógicas para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior
23-24 de abril (Presencial > Hotel Ibis, Coimbra) || 8 de maio (online) || 2024
Programa
23 de abril | 10:00-13:00: Desconstruindo currículos: género e conhecimento no ensino superior
Abertura: Introdução ao programa, objetivos e expectativas.
Dinâmica de apresentação/quebra-gelo
- Quiz Interativo: Estudos sobre Mulheres, de Género e Feministas (EMGF) nos currículos do ensino superior
Sessão 1: Relevância da integração da dimensão de género no ensino das CSH e CTEM.
Apresentação: Mapeamento ENGENDER - O estado da arte da integração da perspetiva de género nos currículos em Portugal.
Seminário: “Docencia universitaria con perspectiva de género. ¡Hasta en matemáticas es posible!"
Irene Epifanio, Professora Catedrática na Universitat Jaume I de Castelló (Espanha).
Intervalo para café
Atividade hands-on: Mapeamento de invisibilidades de género nos currículos
Exposição participada: Caráter socialmente construído do currículos e desafios de género na educação – conceitos-chave
Intervalo para almoço
Sessão 2: Dimensões, formas e modalidades de integração da perspetiva de género no ensino superior
Exposição participada: Dimensões de análise da integração da perspetiva de género no ensino.
Atividade hands-on: Construção de indicadores para avaliar a integração da perspetiva de género nos cursos/planos de estudo
Intervalo para café
24 de abril | 10h00-17h30: Estratégias e recursos para integração da perspetiva de género no ensino
Sessão 3: Orientações e boas práticas para o ensino sensível ao género
Fórum de Boas Práticas: Partilha de Experiências de Sucesso
Apresentação da Proposta de Guia ENGENDER: Manual para a integração da abordagem sensível ao género no ensino nas IES
Intervalo para almoço
Sessão 4: Aplicação de estratégias e recursos para o ensino sensível ao género
Atividade hands-on: Desenvolvimento de um plano de UC (FUC) que incorpore estratégias sensíveis ao género
Exercício em grupo para aplicação prática das estratégias e abordagens discutidas, com recurso aos resultados dos exercícios anteriores
8 de maio | 14h30-17h30: Testagem de instrumentos e recursos para a construção de currículos e práticas pedagógicas sensíveis ao género no ensino
Atividade hands-on: Explorando o Manual ENGENDER
Exercício em grupos para análise da pertinência e aplicabilidade das suas principais orientações, estratégias e sugestões práticas apresentados
Wrap up: Balanço e avaliação