Conversa + Debate | | SHARP Talks

Para além da moralidade, a existência: a agência de mulheres evangélicas nas margens do Estado

Jacqueline Moraes Teixeira (Universidade de Brasília)

12 de junho de 2024, 17h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

A proposta desta sessão é discutir dados que demonstram a complexidade das relações entre comunidades evangélicas, mulheres e suas condições de existência no interior de um Estado (“Democrático de Direito”). Por conta das últimas eleições presidenciais no Brasil, há uma leitura sobre o uso de “pautas morais” como impulsionadores de votos nas camadas evangélicas. Contudo, só a noção de moralidade não resolve um problema maior que muitas comunidades evangélicas, maioritariamente constituídas por mulheres negras, que é o das condições de existência às margens diante de um Estado que não chega até elas. Dessa forma, nesta SHARP Talk conversaremos sobre como um projeto de Estado racial/racista e as instituições evangélicas constituem ou não possibilidades comunitárias de existência no Brasil, ressaltando a agência de mulheres evangélicas e sua produção de saúde.

Comentário: Luciane Lucas dos Santos (CES)


Nota biográfica

Jacqueline Moraes Teixeira | Professora Adjunta no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizando pesquisas na área de gênero, raça, sexualidade e religião. Pesquisadora do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) e pesquisadora colaboradora do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença da USP. Desenvolveu estágio de pós-doutorado no CEM (Centro de Estudos da Metrópole) vinculada ao Departamento de Ciência Política da USP. Atualmente é vice-coordenadora da Comissão de Laicidade e Democracia da ABA e membro do Comitê editorial da Cadernos Pagu. Além de professora da UnB, atualmente, segue como professora colaboradora na área de Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP.


Esta sessão decorre em parceria com o grupo de trabalho POLICREDOS | Religiões e Sociedade

___________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >>  https://zoom.us/j/81727712733 | ID: 817 2771 2733 | Senha: 278502

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.