Oficina

Un-schooling the summer: Walking the line of environmental injustice in Alentejo

16 a 22 de julho de 2023

De Lisboa a Sines

Apresentação

A Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC) organiza este ano a não-escola de verão sob o tema da justiça ambiental, percorrendo a costa alentejana e o processo de acumulação por contaminação e desapropriação naquela região. Atravessando a pé, de bicicleta e de transportes públicos, o que ainda é considerado o litoral mais bem preservado da Europa, de Lisboa a Sines, em conjunto com movimentos sociais empenhados em construir uma agenda de alternativas de justiça ecossocial. O programa inclui atividades com as lutas contra os despejos e pelo direito à habitação em Lisboa, ligada à justiça energética; com o movimento pelas dunas livres, contra a urbanização costeira e a privatização do cordão dunar na zona da Comporta; com a campanha do último inverno do gás na refinaria de Sines e com a resistência agroecológica queer e alternativas comunitárias contra a agricultura industrial em São Luís/Odemira.

Coordenadores: Teresa Meira, Gustavo Garcia, Aline Simões, Hestia Delibas, Roberto Sciarelli

Público alvo: Estudantes de doutoramento; investigadores; artistas; movimentos sociais e público em geral.

Parceiros: Stop Despejos; Habita; SOS Racismo; Solim; Human Before Borders; Movimento Dunas Livres; Quercus; Zero; Tamera; Climáximo; GAIA Alentejo; Juntos pelo Sudoeste

Apoios: Young Scholars Initiative; Câmara Municipal de Setúbal; CES

Nota: As inscrições já se encontram fechadas.

Contato: unschollingthesummer@gmail.com