Para uma história social do ambiente construído: perspetivas de investigação

18 de maio de 2023, 14h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Ao cruzar investigação de excelência coordenada por investigadores sedeados em Portugal com a abordagem interdisciplinar “Para uma história social do ambiente construído”, este seminário propõe articular e debater as mais recentes metodologias e linhas de investigação desenvolvidas no âmbito de projetos coletivos no campo abrangente da História e Teoria de Arquitetura, em cruzamento com as experiências e redes de investigação da Linha Temática 5 do CES “Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação”.

O seminário visa debater como estas novas abordagens têm influenciado os mais relevantes projetos de investigação neste campo coordenados por investigadores sedeados em Portugal.

14h30: Apresentação

14h40: Soraya Genin, “Franciscan Landscapes: the Observance between Italy, Portugal and Spain”.

15h00: Alice Santiago Faria, “Technoscientific Networks in the Construction of the Built Environment in the Portuguese Empire (1647-1871)”

15h20: Ricardo Agarez, “Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)”

15h40: André Tavares, “Fishing Architecture: The Ecological Continuum between Buildings and Fish Species”

16h: Debate

16h30: Encerramento

_____________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/88276877188 | ID: 882 7687 7188 | Senha: 229469

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.