Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'

Os Papéis da Prisão de José Luandino Vieira

Margarida Calafate Ribeiro (CES)

27 de abril de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo  As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023

O seminário desenvolve-se a partir de alguns textos da obra Papéis da Prisão Apontamentos, diário, correspondência (1962-1971) e de uma reflexão sobre a materialidade do acervo digital dos textos de prisão de José Luandino Vieira.


Nota biográfica

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenadora da linha de investigação Europa e o Sul Global: heranças e diálogos (com Paula Meneses e Miguel Cardina). É doutorada em Estudos Portugueses pelo King´s College, Universidade de Londres (2001), mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada pela Universidade de Aveiro. É professora no programa de doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global(CES/ FEUC) da Universidade de Coimbra e, com Roberto Vecchi, responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, Camões / Universidade de Bolonha e a coordenação de cursos de pós-gradução e-learning do Camões Instituto da Língua e Cooperação. É membro da comissão científica do laboratório de investigação "LABEX - Les passés dans le présent", Universidade de Paris Nanterre e da Comissão Científica Editorial da Secretaria de Estado das Comunidades/ Imprensa Nacional Casa da Moeda. Em 2015 recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordenou no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e é atualmente coordenadora do projeto FCT "MAPS - Pós-Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial". É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros, artigos.

_____________
 

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732  | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.