Seminário | DIJUS - Diálogos interdisciplinares sobre direito e justiça

Neoliberalismo e retirada de direitos em um contexto autoritário

Alexandre Bernardino Costa (Universidade de Brasília - UnB)

27 de janeiro de 2023, 16h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC + Online

Moderação: António Casimiro Ferreira (FEUC/CES) | Comentário: João Pedroso (FEUC/CES)

Apresentação

A atividade abordará, do ponto de vista da sociologia jurídica, o neoliberalismo e a sua relação com o autoritarismo. A experiência neoliberal que tem início no Chile, durante a ditadura de Augusto Pinochet, desenvolveu-se e tornou-se uma nova racionalidade. Será dada atenção especial ao desenvolvimento do neoliberalismo e da política de austeridade fiscal no Brasil, desde a constituição de 1988 até os dias de hoje.

Tópicos que serão abordados:
Neoliberalismo e retirada de direitos em um contexto autoritário. Histórico da economia neoliberal. O nascimento no Chile autoritário. O desenvolvimento neoliberal associado à retirada de direitos. Austeridade fiscal para quem? Neoliberalismo no Brasil. O golpe de 2016 e o aprofundamento do neoliberalismo autoritário. A ascensão da extrema direita. Pandemia,  neoliberalismo e desigualdade. O governo contra a sociedade no Brasil.

Nota biográfica

Alexandre Bernardino Costa, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB, onde atua no ensino, pesquisa e extensão, na graduação e na pós-graduação - mestrado e doutorado. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania - PPGDH/UnB, membro fundador do Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais e editor chefe da revista Insurgência. Fez estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e é membro do Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos da Universidade de Brasília, onde ministra aulas das disciplinas de Direito Achado na Rua e Métodos de Técnicas de Pesquisa no Mestrado em Direitos Humanos. É cocoordenador do Grupo de pesquisa "O Direito Achado na Rua" e integra outros grupos de pesquisa no Brasil

Atividade no âmbito do doutoramento "Sociology of the State, Law, and Justice" (CES/FEUC).

[Inscrição gratuita, mas obrigatória]