Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'

Edições Afrontamento

José Sousa Ribeiro (Editor e diretor das Edições Afrontamento)

16 de junho de 2023, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Este seminário insere-se no ciclo  As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023

A Editora Afrontamento fundada no final dos anos 60 foi um importante espaço de publicação de obras determinantes na denúncia da ditadura e da questão colonial portuguesa, de que se destaca a publicação de Brochado Coelho das peças do processo de Joaquim Pinto de Andrade, dando origem à obra "Em defesa de Joaquim Pinto de Andrade", em julho de 1971. A partir do testemunho de José Sousa Ribeiro, diretor das Edições Afrontamento poderemos ouvir e refletir sobre estes importantes gestos editoriais, sobre as obras publicadas e o seu impacto, numa conversa moderada por Miguel Cardina.



Notas biográficas

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. É membro da coordenação da linha temática "A Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos". Foi Presidente do Conselho Científico do CES (2017-2019). Recebeu em 2016 a bolsa Starting Grant do European Research Council (ERC - Conselho Europeu para a Investigação) na qualidade de coordenador do projeto de investigação «CROME - Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times» (2017-2023). Lecciona nos programas de doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e "Discursos: Cultura, História e Sociedade". É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

José Sousa Ribeiro é economista, editor e diretor das Edições Afrontamento.

__________________
 

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732  | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.