Ciclo

Saberes Cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade

Coimbra (Diversos locais)

Acompanhe as actividades no blogue Saberes Cruzados ou escreva para saberescruzados@gmail.com.

1) Visita guiada “Histórias na Universidade”

Visita a realizar entre diferentes espaços (exteriores) da Universidade de Coimbra, e ao Herbário da UC. Os conhecimentos a abordar centrar-se-ão na construção e evolução da UC incluindo aspectos da sua gestão e da construção e contribuições das suas colecções científicas.

Palavras-chave: botânica e estudo da vegetação; gestão, informatização e disponibilização de informação botânica; métodos e técnicas modernas de herbário; colecções biológicas e dados científicos; biodiversidade; património da Universidade de Coimbra; Época Moderna; História Local; finanças municipais e da Universidade de Coimbra; poder local e vida quotidiana da cidade; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto.

Público-alvo: educadoras/es de infância e professoras/es do Ensino Básico e Secundário de todos os grupos, no activo ou na formação inicial, e famílias.

Duração aproximada: 2h.

Número máximo de participantes: 20.

2) Visita guiada “Histórias na cidade”

Visita a realizar desde o Parque de Santa Cruz (“Jardim da Sereia”) ao Terreiro da Erva via Sé Velha. Os conhecimentos a abordar centrar-se-ão nas transformações da cidade, da Época Medieval até ao presente, e nas ligações entre espaços verdes urbanos e a saúde e o bem-estar de quem vive e/ou trabalha na cidade.

Palavras-chave: colegiadas medievais; análise territorial e social de paróquias; património da Cidade de Coimbra; Época Medieval; Época Moderna; poder local e vida quotidiana da cidade; biodiversidade urbana; espaços verdes urbanos; memória pessoal e memória colectiva; participação cidadã; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto.

Duração aproximada: 2h.

Número máximo de participantes: 20.

3) Acção de Formação “Histórias na Universidade”

Acção de curta duração acreditada onde se apresentará o trabalho e contribuições científicas do Herbário da UC e os impactos da biodiversidade urbana e os espaços verdes urbanos na saúde e bem-estar de humanos, e se explorará o potencial pedagógico da plataforma colaborativa desenvolvida pelo Herbário no âmbito de um projecto de dissertação de mestrado, “Explorator”.

Palavras-chave: botânica e estudo da vegetação; gestão, informatização e disponibilização de informação botânica; métodos e técnicas modernos de herbário; colecções biológicas e dados científicos; biodiversidade; biodiversidade urbana; espaços verdes urbanos; ciência e arte; criatividade e reflexão crítica; investigação-acção; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto; ciência cidadã e educação.

Público-alvo: educadoras/es de infância e professoras/es do Ensino Básico e Secundário de todos os grupos, no activo ou na formação inicial.

Duração: 3h.

Número máximo de participantes: 30.

4) Acção de Formação “Histórias na cidade”

Acção de curta duração acreditada onde, num primeiro momento, se apresentará o conhecimento científico sobre a cidade produzido em projectos de docentes, investigadoras/es e doutorandos/as da UC, colocando-os em diálogo com outros conhecimentos e explorando o seu potencial pedagógico. Num segundo momento, ir-se-á partilhar os primeiros resultados de um projecto de ciência cidadã desenvolvido por uma turma do Ensino Secundário, debatendo-se as oportunidades e os constrangimentos desta estratégia na educação e delineando um primeiro guião para a sua eficaz implementação em diferentes contextos educativos, a disponibilizar em acesso aberto no repositório digital e outros sítios digitais.

Palavras-chave: colegiadas medievais; análise territorial e social de paróquias; património da Cidade e da Universidade de Coimbra; Época Medieval; Época Moderna; História Local; finanças municipais e da Universidade de Coimbra; poder local e vida quotidiana da cidade; objetos afetivos e narrativas pessoais de memórias-de-criança; escuta activa; memória pessoal e memória colectiva; mapa afetivo da comunidade; alteridade e diversidade; participação cidadã; criação artística; ciência e arte; criatividade e reflexão crítica; memória, guerra e nacionalismo; antropologia ambiental; práticas culturais; Direitos Humanos e justiça cognitiva; investigação-acção; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto; comunidades de aprendizagem colaborativa; ciência social cidadã envolvida; ciência cidadã e educação.

Duração: 6h.

Número máximo de participantes: 30.

5) Exposição

Mostra de uma selecção das histórias - narrativas e imagens - partilhadas durante as visitas e as acções de formação, bem como outras recolhidas no repositório digital.

Local: Casa da Esquina.

Duração prevista: 1 mês.

6) Repositório digital

Colecção aberta, colaborativa e evolutiva de histórias - narrativas e imagens dos lugares da cidade passada, presente e num futuro imaginado - exposta numa plataforma digital colaborativa. O repositório será alimentado pelos resultados partilhados durante as visitas guiadas e Acções de Formação e pela recolha de outras histórias partilhadas por via digital.

Partilhe connosco as suas memórias de Coimbra, os seus lugares da cidade hoje ou os seus desejos para a cidade no futuro. Pode fazê-lo directamente no nosso mural colaborativo, AQUI, ou enviando-nos os ficheiros para saberescruzados@gmail.com.