Exposição Virtual

Reacender a imaginação cívica para a mudança social

2022

Esta exposição virtual reúne trabalhos realizados por participantes da CES Summer School com o mesmo título, “Reacender a Imaginação cívica para a mudança social”, organizada por Rita Alcaire, Olga Solovova, Júlia Garraio e Ana Raquel Matos. Decorreu em formato digital, entre 7 e 11 de julho de 2021, e teve Henry Jenkins como orador principal, referência incontornável na investigação sobre media, pop culture e “imaginação cívica”, conceito que se refere à capacidade de imaginar alternativas às condições culturais, sociais, políticas e/ou económicas contemporâneas.

Ao longo de cinco dias de sessões teóricas, mesas-redondas, oficinas e um programa cultural que versaram sobre questões como a crise económica, as alterações climáticas e a saúde mental, entre muitas outras que afetam o mundo contemporâneo, docentes e participantes debateram o que podem ser os futuros cívicos e como fortalecer as pontes e a confiança entre a academia, as artes e os movimentos sociais.

Os trabalhos reunidos nesta exposição virtual oferecem precisamente visões que ajudam a imaginar e criar alternativas ao presente por vezes distópico.

Ligação para a aceder à exposição | https://www.ces.uc.pt/summerwinterschools/imaginacaocivica

[Imagem © Gabriella Clare Marino / Unsplash]