Planear para desenvolver: experiências internacionais na atualidade

22 de fevereiro de 2022, 17h00

Auditório J.J. Laginha (Edifício Sedas Nunes, canto NE, piso 1), ISCTE - IUL (Lisboa)

Enquadramento

De acordo com um estudo recente (Chimhowu et al., 2019), o número de países com planos nacionais de desenvolvimento mais do que duplicou desde a viragem do século, correspondendo hoje a mais de 80% da população mundial. As práticas de planeamento e de conceção de estratégias económicas são hoje comuns em vários países. Neste seminário apresentam-se e debatem-se várias experiências nacionais, com o foco nos arranjos institucionais, no papel da administração pública, nas práticas de participação e no comprometimento dos atores políticos. Discutem-se ainda os impactos do planeamento e da definição de estratégias económicas na qualidade das políticas públicas e na mudança estrutural das economias.

Este seminário é o segundo de um ciclo de seminários temáticos «Iniciativa Planeamento Público e Democrático» - que pretendem ir construindo uma reflexão sustentada sobre as questões do planeamento.

Intervenientes
Joana Almodôvar, Diretora do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE)
João Ferreira do Amaral, Professor ISEG
João Paiva Silva, Professor ISCTE-IUL
Paulo Areosa Feio, Diretor PlanAPP (Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública)
Ricardo Paes Mamede, Professor ISCTE-IUL

Entrada livre, sem inscrição obrigatória, sujeita à capacidade da sala.
Uso obrigatório de máscara durante a sessão.
Esta atividade por ser de acesso aberto não confere declaração de participação, uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Instituições promotoras
Observatório sobre Crises e Alternativas (CRISALT) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Associação Portuguesa de Economia Política (ECPOL), Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA'CET – IUL) e Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL)

ciclo de seminários temáticos

Iniciativa Planeamento Público e Democrático