Tertúlia | Roda de Saberes VI

Humanidades Ambientais: Da Teoria à Prática

7 de abril de 2022, 14h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

As humanidades ambientais examinam a forma como o mundo natural determina a vida intelectual e cultural dos seres humanos e a influência das ideias humanas sobre a natureza no nosso comportamento em relação aos lugares em que vivemos.

Nesta tertúlia exploraremos estas duas vertentes das humanidades ambientais focando-nos no caso concreto do CES. Numa primeira parte, faremos uma reflexão teórica sobre o papel da investigação no combate à destruição ambiental. De que forma é que um centro de investigação pode contribuir para uma mudança na forma como encaramos o mundo natural? Quais as ferramentas ao nosso dispor como investigadoras/es para encorajarmos uma transformação na relação das nossas sociedades com o meio ambiente? Que medidas concretas poderiam ser tomadas no CES para encorajar mudanças socias e culturais urgentes para evitar uma catástrofe ambiental?

Numa segunda parte da tertúlia elaboraremos um documento que elencará uma série de boas práticas e medidas que poderiam ser adotadas pelo CES de forma a dar visibilidade à questão ambiental, encorajar o debate sobre este tema, e contribuir para uma transformação da forma destrutiva como os seres humanos modernos habitam o planeta.

Esta sexta tertúlia do ciclo Roda de Saberes surge na sequência da oficina “Humanidades Ambientais e Naturezas Contestadas,” que decorreu no passado dia 1 de Fevereiro. A tertúlia dará continuidade ao debate iniciado na oficina para aprofundar uma reflexão coletiva sobre o conceito de sustentabilidade e a sua articulação com a prática. Convidámos a investigadora Patrícia Vieira para orientar a sessão.

Nesta que será a terceira tertúlia a decorrer em formato digital, deixamos o convite para se juntarem a nós e participarem nestes momentos de escrita reflexiva.

Porque se pretende que este seja um momento de convívio e discussão informal, e porque as melhores ideias surgem muitas vezes à volta da mesa, sugerimos que tragam uma bebida ou comida para a nossa “mesa virtual”, para um lanche partilhado à distância.

______________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória, estando limitada a 20 vagas, aceites por ordem de chegada. | Duração aproximada: 3h


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes IV