Seminário | ECOSOL-CES

Da cooperação na cidade à cidade cooperativa - Experiências coletivas populares na metrópole do Rio de Janeiro, Brasil

Fernanda Petrus

Luciana Corrêa do Lago

27 de abril de 2022, 17h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Comentários: Luciane Lucas dos Santos e Beatriz Caitana (CES)

Apresentação

Este seminário parte das experiências coletivas populares - no campo da produção, do consumo, das finanças solidárias - para refletir sobre a cidade como a escala intermediária entre o comunitário e o nacional/global, a escala dos sistemas de troca e de circulação cotidiana de pessoas e produtos. Abordaremos caminhos embrionários de superação da dicotomia cidade-campo, por meio das redes solidárias de produção-circulação-consumo de bens e serviços. Serão apresentados resultados preliminares de pesquisa sobre agricultura urbana na metrópole do Rio de Janeiro. Enfocaremos, por um lado, os movimentos agroecológicos, redes de agricultores, feiras e as ações públicas (políticas e planejamento urbano). Por outro, as práticas de trabalho (produtivo-reprodutivo).

Notas biográficas

Luciana Corrêa do Lago | Professora do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NIDES/UFRJ) e Professora aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Integrante do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ) e do Observatório das Metrópoles. É mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ (1990) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998).

Fernanda Petrus | Doutoranda em Arquitetura na Universidade de Coimbra e bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Possui graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. É integrante do Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Soltec /UFRJ), do Observatório das Metrópoles e do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL/CES).

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES

______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/89223779792?pwd=M2o3amhNWjNtWGp2dGFxN1JnV1AzZz09 | ID: 892 2377 9792 | Senha: 378554

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.