CURSO INTEGRADO DE FORMAÇÃO E SUPERVISÃO AVANÇADA

Complexidade e Mudança Familiar: Um Modelo (Geral e Específico) de
Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (MAIFI)  | 2.a edição (2022-2024)

18 de novembro de 2022 a 20 de setembro de 2024

Evento em formato digital

Sinopse

Esta segunda edição do Curso Integrado de Formação e Supervisão Avançada, integra a 6a edição do curso de formação de profissionais no Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada (MAIFI). Este curso organiza-se para atender à complexidade das realidades de famílias que vivem em condições de múltiplos desafios e em condições cumulativas de desigualdade, risco e injustiça social e aos desafios correspondentes que se colocam ao profissional para apoiar, de forma eficaz, mudanças positivas, no contexto de intervenções justas, respeitadoras e colaborativas. Procura, ainda, atender à complexidade dos processos de avaliação e tomada de decisão que estão implicados em casos de proteção da criança, bem como de situações em que a avaliação e/ou promoção do potencial para a mudança familiar ou parental são críticas.

Este curso alicerça-se no estudo da complexidade dos processos de mudança, resiliência e florescimento familiar e situa-se no cruzamento de atividades de investigação, formação e extensão científica. Assume-se que apoio eficaz a famílias multidesafiadas ou a situações de proteção da criança requer um complexo perfil de competências por parte do profissional. Desta forma, o curso assume como objetivos a promoção de uma complexa configuração de aprendizagens implicando: conhecimentos, formas de organização do pensamento, competências para utilização de instrumentos e recursos de avaliação e intervenção e para a gestão de relações transformadoras, bem como processos de desenvolvimento positivo e transformação pessoal.

Esta formação desdobra-se em 4 modalidades ou formatos de curso, com diferentes configurações de componentes, organizando-se num contínuo de complexidade, dirigindo-se a participantes com perfis, necessidades e disponibilidades diferenciadas.

Os formatos mais básicos promovem a sensibilização para conhecimentos e formas de pensar básicos, sendo adequados para quaisquer profissionais, estudantes ou investigadores/as das áreas das ciências sociais, bem como dirigentes e coordenadores de equipas e instituições de intervenção social.

Os formatos mais avançados organizam-se para promover aprendizagens mais complexas, integradas e transformadoras, abrangendo múltiplas dimensões, sendo especialmente adequados para equipas interdisciplinares de apoio à família, particularmente de Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.