INTEGRATED TRAINING AND ADVANCED SUPERVISION COURSE
Complexity and Family Change: A (General and Specific) Model of Integrated Family Assessment and Intervention (MAIFI) | 2nd edition (2022-2024)
November 18, 2022 to September 20, 2024
Online event
Enquadramento Teórico e Objetivos
Este Curso de Formação e Supervisão Avançada assenta em desenvolvimentos teóricos e de investigação empírica recentes em que a família e os seus processos de adaptação, mudança e resiliência são entendidos num quadro teórico de conceptualização da Família como Sistema Complexo (Melo, em preparação) e um modelo de concetualização de um pensamento complexo (Caves & Melo, 2018; Melo, 2020) aplicado à avaliação e intervenção familiar. Este curso tem uma natureza interdisciplinar e, em certa medida, transdisciplinar.
O programa organiza-se, ainda, a partir dos pressupostos e orientações gerais do Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada (Melo & Alarcão, 2011, 2012, 2013) enquanto abordagem de avaliação e intervenção integradora, multisistémica, ecológica, colaborativa e centrada nas forças que alia dimensões clínicas, comunitárias, sociais, educacionais com, implicações forenses (em situações de proteção da criança).
Este curso tem como objetivos gerais promover conhecimentos, formas de organização do pensamento e competências para:
1) A gestão de avaliações e intervenções focadas no potencial para a mudança familiar e parental e enquadradas por um quadro teórico de conceptualização da família como sistema complexo;
2) A produção de concetualizações e gestão complexas de casos, congruentes com a complexidade da organização das famílias e da sua ecologia;
3) A condução de avaliações e intervenções familiares a partir de uma abordagem colaborativa e centrada nas forças e soluções;
4) A condução de avaliações e intervenções familiares integradoras com famílias multidesafiadas, em contexto comunitário e domiciliário;
5) A utilização de recursos teóricos e instrumentos de apoio à avaliação e promoção do potencial para a mudança familiar e parental;
6) A gestão de avaliações e intervenções com implicações forenses, nomeadamente em contexto de proteção da criança em risco ou em perigo;
7) O desenho e gestão de intervenções para uma transformação positiva das realidades sociais das famílias multidesafiadas em situação de injustiça, desigualdade social e pobreza;
8) O desenho e implementação de intervenções para o florescimento e fortalecimento familiar;
9) A gestão, participação e promoção do estabelecimento de relações humanas transformadoras.