Seminário | SAÚDE: Estudos Críticos e Novos Ativismos

«Aprendo todos os dias com os meus doentes»: mudança e tensões na saúde mental LGBTQIA+, entre ativismos, academia e clínica

Filipe Couto Gomes

Rita Alcaire

29 de junho de 2022, 15h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Inserido no Ciclo SAÚDE: Estudos Críticos e Novos Ativismos, este seminário conta com intervenções de Rita Alcaire (CES) e Filipe Couto Gomes (Equipa de Tratamento da Amadora - DICAD-ARSLVT) | Moderação: Susana de Noronha e Tiago Pires Marques (CES)

Notas biográficas

Rita Alcaire é Investigadora em Pós Doutoramento (Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito) do CES. Consultora do projeto KINDER - Desafiar os estereótipos de género na educação e na primeira infância: a construção de uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil. É doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (CES/III) com a tese 'A Revolução Assexual: discutindo direitos humanos pela lente da assexualidade em Portugal', que analisa as narrativas sobre assexualidade por profissionais de saúde, media e pessoas assexuais, com o propósito de desafiar e repensar a noção de direitos humanos. Cocoordenadora do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural (FMUC), tem desenvolvido atividades de outreach e advocacy nesta área de especialização. Integra a organização do ciclo de formação avançada Publicar sem Perecer - Sobreviver ao Turbilhão e do Ciclo de Conversas e Debates SHARP Talks, no CES. Os seus interesses de pesquisa centram-se no estudo do género e sexualidades, saúde mental e pop culture, usando diferentes media como uma maneira privilegiada de os abordar. Publicações mais significativas incluem os capítulos ‘Asexuality as an Epistemological Lens: An Evolving Multi-Layered Approach’ (SAGE, 2020), 'Desautorizando a psiquiatria: ativismos, políticas de saúde e a saúde como um ato politico' (IUC, 2020) e 'A comunidade assexual discute sua luta pela aceitação' (EDUEL, 2019).

Filipe Couto Gomes é Médico psiquiatra em Lisboa, pós-graduado em Psiquiatria Social e Cultural e em Sexologia. Colaborou entre 2015 e 2020 com a Consulta de Sexologia do CHPL. Consultoria, ações educativas e formativas, aconselhamento e intervenção clínica, no âmbito de serviços dirigidos a pessoas LGBTQI+ no SNS (ARSLVT-DICAD) e organizações de base comunitária..

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/87156809734?pwd=dDZGMWliU1BBSXJrWTF0cEhWOVZjQT09 | ID: 871 5680 9734 | Senha: 869295

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.