Que Políticas Públicas para a Justiça Alimentar em Portugal?

12 de julho de 2021, 14h30-16h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

O desafio de construir sistemas alimentares socialmente mais justos, saudáveis e sustentáveis está no centro da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia. Em Portugal, este desafio é premente, dado o paradoxo da elevada prevalência da insegurança alimentar e da obesidade na população, e de os hábitos alimentares serem o segundo principal fator de risco para a morte prematura e a incapacidade. O sistema alimentar é ainda tanto causa como solução para os problemas ambientais e os desequilíbrios socio-territoriais, designadamente nas zonas rurais afetadas pelos incêndios florestais e o despovoamento.

Esta oficina é organizado no âmbito do projeto JUSTFOOD- das Redes Alimentares Alternativas à Justiça Ambiental (FCT, nº 29355), do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Este projeto investiga a temática da justiça alimentar no contexto europeu, com especial enfoque nas questões da agricultura camponesa e familiar, a partir de casos de estudo em Portugal e na Roménia.

Com esta oficina pretende-se, através de uma metodologia participativa e de co-criação, promover o debate e recolher contributos para a elaboração de recomendações de políticas públicas para a justiça alimentar em Portugal, nas suas dimensões sociais, ambientais e participativas desde o campo ao prato.

[Inscrição gratuita, mas obrigatória]