JustFood

Colocar '"comida justa" na mesa ainda é um desafio global. Estudos críticos sugerem que mais atenção deve ser dada à dimensão da "sustentabilidade justa" dos sistemas alimentares: JustFood indica um conjunto re-negociável coletivamente de relações socioecológicas. O JustFood concentra-se em como e por que movimentos alternativos de alimentos (AFMs) podem promover essa dimensão, investigando os desafios do cultivo de 'apenas comida'. Desenhando
nas teorias da performatividade e das práticas cotidianas, supomos que o potencial para a 'sustentabilidade justa' dos sistemas alimentares reside na micropolítica das AFMs e na sua incorporação a conflitos e movimentos socioambientais mais amplos. Empregamos métodos etnográficos para documentar as experiências da AFM na Romênia e Portugal, dois países periféricos da Europa em crise, com semelhanças e diferenças em termos de culturas agroalimentares, histórias de regimes autoritários e movimentos de justiça socioambiental.

 

NOTICIAS

Carta aberta ao governo e parlamento romeno.

Esta carta aberta é uma iniciativa da Ecoruralis e cuja elaboração contou com a participação dos projeto JUSTFood. A carta contém um conjunto de medidas concretas sobre como apoiar pequenos produtores, e camponeses, em tempo de COVID. O objectivo é evitar ma crise alimentar e proteger os e as trabalhadoras agrícolas da Roménia.

Mais noticias relacionadas com o tema do projeto

Carta Aberta à Comissão Europeia e Parlamento Europeu sobre a urgência e medidas a serem tomadas na Europa relativamente ao trabalho rural no contexo da COVID-19 (em Inglês)

Carta Aberta da CNA sobre a situação que vivemos no País com o surto de Coronavírus e face à declaração de estado de emergência nacional (em Português)