Moçambique e a violência em Cabo Delgado: que moçambicanidade temos?

26 de junho de 2021, 10h00-16h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Manhã: 10h00-12h30

Apresentação: Dulce Maria Passades Pereira, Universidade Licungo, Moçambique e doutoranda da UC

Título: “Os movimentos de violência extrema em Cabo Delgado: de 1962 a 2021” | Yussuf Adam
Yussuf Adam, doutorado em História e Estudos de Desenvolvimento pelo Centro Universitário de Roskilde – Dinamarca, é Professor jubilado da Universidade Eduardo Mondlane. Quer como académico, quer como consultor independente, é um analista cuidadoso da situação de violência vivida em cabo Delgado, região que começou a estudar ainda nos anos 1980.

Título “Os primeiros sinais do Al Shabaab em Cabo Delgado” | Sérgio Chichava
Sérgio Chichava é Doutor em Ciência Política pela Universidade de Bordeaux, em França. Atualmente é investigador Sénior do IESE, Maputo. Possui várias publicações sobre o conflito que marca Cabo Delgado.

Título: “A Causa das Causas do Conflito em Cabo Delgado: Do Passamo às Narrativas Pública” | Fidel Terenciano
Doutor em Ciência Política na UFSCar. Possui experiência Profissional na Docência e Investigação, sendo membro do Grupo de pesquisa: CEPPLA - Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino americanos - CNPq/PPG-Pol UFSCar e Pesquisador Visitante no Centro de Investigação e Desenvolvimento Sustentável - UCM - FGTI. De entre os temas de investigação que trata destacam-se Eleições; Partidos Políticos; Estado; Desenvolvimento; Democracia Representativa, Opinião Publica.

Alda Salomão

Título: “Desafios da Governação de Terras em Moçambique - Proteção de Direitos Humanos Fundiários num Contexto de Sobreposição de Desastres Naturais, Pandemias, Corrupção e Violência Militar. O caso de Cabo Delgado” | Alda Salomão
Alda Salomão é activista socio-ambiental e de direitos humanos, assessora jurídica do CENTRO TERRA VIVA e pesquisadora do Centro de Governação de Terras e Recursos Naturais da TINDZILA. É também Comissária Nacional de Direitos Humanos.

Tempo para perguntas e respostas

Comentário final: Boaventura de Sousa Santos (CES)

Tarde: 14h30-16h30

Apresentação: Boaventura Monjane, PhD do programa em Pós-colonialismos e Cidadania Global

Título: “Como nasce uma jihad: algumas hipóteses para o caso de Cabo Delgado” | Liazzat Bonate
Liazzat Bonate é professora de história de Africa na Universidade de West Indies em Trinidad e Tobago; anteriormente deu aulas na Universidade Nacional de Seoul e Universidade Eduardo Mondlane. Bonate é especializada em história de África e Islão em África, com particular destaque a Moçambique, e publicou vários artigos nesta área com base na sua pesquiza no norte de Moçambique.

Título: “Desigualdades sociais e o clima de tensão em Cabo Delgado: uma análise apoiada na visão de Amartya Sem” | Sufiane Catija Mário Rafael de Mote
Docente da UniRovuma, Extensão de Cabo Delgado, Departamento de Letras e Ciências Sociais. Participou em várias pesquisas com destaque para “Ataques terroristas em Cabo Delgado” - 2020. É membro da AMEA e AMOVIDA, suas áreas de interesse fazem incidência para pesquisa em ciências sociais, saúde pública, bem-estar e politicas de género.

Título: “Terrorismo em Cabo Delgado: uma ‘ponta do iceberg’” | Jafar Silvestre Jafar
Jafar Silvestre Jafar é Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra e Mestre em Ciências de Desenvolvimento e Cooperação pela Sapienza University of Rome [La Sapienza]. Atualmente é docente no Departamento de Letras e Ciências Sociais da Universidade Rovuma em Nampula.

Título: “A busca da paz em Moçambique: o que se reproduz e repete no processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração (DDR)?” | Ricardo Raboco
Ricardo Raboco é doutorado em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra. Docente de Ciências Políticas, na Universidade Licungo, Quelimane. Investiga sobre a partilha do poder pós-conflito e suas implicações para paz; violência em contextos de paz formal e participação política dos jovens.

Perguntas e respostas

Comentário final: Maria Paula Meneses (CES)