Seminário #5 | «Conversas Desconfinadas II»

Desperdício alimentar: por que nos preocupa e como o combatemos?

Andrés Spognardi (CES)

29 de junho de 2021, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentários: Teresa Cunha (CES) | Moderação: Paula Sequeiros (CES)


Apresentação

Segundo estimativas da FAO, cerca de um terço da produção mundial de alimentos é desperdiçada anualmente. Nos últimos anos o problema chegou ao topo da agenda política nacional e internacional. Em 2015, a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar per capita no prazo de 15 anos. Também em 2015, a Comissão Europeia estabeleceu as principais linhas de uma estratégia comunitária, com base na noção de Economia Circular. Seguindo as orientações políticas europeias, em 2016, Portugal criou a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), que delineou o seu próprio plano de ação para enfrentar o problema.

O problema do desperdício alimentar em grande escala, porém, não é novo. As suas origens estão intrinsecamente associadas ao aumento da produção facilitado, sobretudo, pelos avanços tecnológicos desenvolvidos durante a segunda metade do século passado. Se o problema não é novo, por que é tão recente a preocupação das autoridades governamentais?

Esta apresentação discute as respostas plausíveis a esta questão e analisa, de forma crítica, os fundamentos das políticas públicas que têm vindo a ser implementadas.

____________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/89210677657?pwd=WXc2ZHVnQ0QxUVZoSWpNMVFWU0RwUT09
ID da reunião: 892 1067 7657 | Senha de acesso: 714117

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Seminários Online

Conversas Desconfinadas II