Seminário #3 | «Conversas Desconfinadas II»

Black Lives Matter e a Pandemia Covid-19

Ana Cristina Pereira (CES)

13 de abril de 2021, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentários: Danielle Araújo (CES) | Moderação: Gaia Giuliani (CES)


Apresentação

De 2013 para cá o #BlackLivesMatter cresceu e espalhou-se à escala internacional, sempre como uma rede descentralizada, sem hierarquia ou estrutura formal. A pertinência do slogan é alimentada pelos sucessivos casos de brutalidade policial à escala internacional e o movimento cresce pela confiança (donativos) de milhões de pessoas que precisam desesperadamente de acreditar que têm Poder de construir um futuro melhor. Nos EUA, ao mesmo tempo que os estudos indicam uma mudança clara na opinião pública relativamente a temas como racismo institucional e brutalidade policial, na imprensa diária são questionadas as consequências práticas deste movimento em termos de políticas públicas.

Em Portugal Black Lives Matter é pouco mais que uma palavra de ordem exibida em manifestações antirracistas. As células Black Lives Matter existentes no país não estão articuladas com o Movimento Negro Português e não têm, por isso, relevância política. No entanto, a influência deste movimento é incontornável num país onde a luta antirracista como movimento social começa a edificar-se precisamente na mesma altura em que a hashtag aparece nos EUA.

Em 2020 o brutal assassinato de George Floyd aos joelhos da polícia gerou protestos gigantes e a pandemia covid19 que atingiu de forma mais brutal as comunidades negras e pobres obrigou o movimento a estender as suas ações para além do protesto contra a violência policial. Em Portugal Bruno Candé foi assassinado com uma arma da Guerra Colonial, e a Pandemia atingiu de forma desproporcional as comunidades negras. Também aqui os coletivos negros além de protestarem na rua organizaram-se para prestar apoio às vítimas de racismo estrutural.

Ana Cristina Pereira propõe uma reflexão em torno do movimento estadunidense Black Lives Matter e das suas ramificações globais em tempos de Pandemia. Será que um movimento que nasceu de uma reivindicação política está a transformar-se numa forma de organização assistencialista?

3.ª sessão do ciclo de seminários «Conversas desconfinadas II».

______________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/82738068145?pwd=YXBhUElLb3NyR3pFVVNxRDYzMEk5QT09
ID da reunião: 827 3806 8145 | Senha de acesso: 802799

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Seminários Online

Conversas Desconfinadas II