Debate
Alimentos ultraprocessados, obesidade e doenças crônicas. Quem pôs esta mesa?
Inês Rugani Ribeiro de Castro
Janine Giuberti Coutinho
Renata Levy
6 de setembro de 2021, 14h30-17h30 (GMT+1)
Evento em formato digital
Apresentação
Tendo em conta o atual panorama alimentar, este painel pretende ressaltar e valorizar a informação científica capaz de propiciar escolhas alimentares conscientes acerca do que efetivamente estamos ingerindo, bem como, externar a relação existente entre os “alimentos” disponibilizados em larga escala pelas empresas e corporações agroalimentares em grandes redes de mercados e a saúde humana. Há uma relação direta entre o consumo de alimentos ultraprocessados, o aumento da obesidade em âmbito global e a ocorrência de uma variada gama de doenças crônicas.
Link para aceder ao evento http://bit.ly/youtubeAlianca
Expositores/as:
Janine Giuberti Coutinho, Coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituo Brasileiro de Defesa do Consumidor-IDEC, Doutora em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília-UNB (a confirmar)
Inês Rugani Ribeiro de Castro, Professora Associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UFRJ, Coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da UFRJ, integrante do Comitê Gestor da Associação Brasileira de Saúde Coletiva-ABRASCO e representante da ABRASCO no Núcleo Nacional da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Renata Levy, pesquisadora científica do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. Possui atuação nos temas de saúde coletiva, epidemiologia nutricional, consumo de alimentos, inquéritos dietéticos, ambiente alimentar e sustentabilidade. Foi reconhecida pelo Instituto Britânico Clarivate Analytics como uma das cientistas mais influentes do mundo no ano de 2019.
Moderadora: Silvia Rodríguez Maezo (CES-UC)
Organização: CES-UC, FIAN-Brasil, FIAN-Internacional, Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável (Brasil) e European Research Institute-EURICONV