Seminário #16 | «Conversas Desconfinadas»

Instituições e agentes culturais: reinvenção e reconexão com a sociedade

Lorena Sancho Querol

Luciane Lucas dos Santos

Paula Sequeiros

20 de outubro de 2020, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentários: Giuseppina Raggi e Mauro Costa Couceiro (CES)

Décima sexta sessão do ciclo de seminários «Conversas Desconfinadas»:

Paula Sequeiros - Momentos de crise profunda podem aclarar questões e conflitos fulcrais nas condições de trabalho e de vida de quem é agente de cultura como forma de trabalho. O que impele à criação, para quem, como se cria e se comunica esse labor pode ser abordado nesses contextos de forma enriquecedora. O tempo e o espaço do confinamento reconfiguraram os processos criativos. Pretende-se escutar e debater narrativas de criadores, entender mudanças, questionar incertezas e possibilidades;

Lorena Sancho Querol - Em situação de pandemia, recolhimento e metamorfose social que vivemos, a cultura, suas instituições e seus agentes podem e devem reposicionar-se, como ferramentas úteis para novas dinâmicas sociais. Que lugar e que papel pode desenvolver a cultura para ajudar a enraizar as comunidades no seu lugar de vida? Como podem os museus reinventar-se na sua função sociocultural com a distância social? Podemos falar de uma “museologia de proximidade” ou de uma museologia de micro-escala, feita à medida das comunidades e das pessoas, dos seus anseios, necessidades e sonhos, em detrimento de uma museologia dos grandes números?;

Luciane Lucas dos Santos - Temos visto monumentos sendo questionados e mesmo derrubados em função da narrativa colonial e racista que evocam e naturalizam na Europa e nos Estados Unidos. Partindo do conceito de uma estética subalterna, propomos uma reflexão acerca de: perspetiva anti-racista e anti-colonial, inclusivamente nos museus; contornos do que poderia ser uma museologia pós-colonial e contributos para narrativas mais polifônicas e para maior justiça cognitiva; contributos desta estética para oxigenar a cena da produção cultural e os processos criativos e de disseminação.

Os seminários das «Conversas desconfinadas», de acesso livre, centram-se na pandemia, nas suas implicações nas múltiplas dimensões que preocupam a comunidade CES, entre outros temas que importam debater atualmente.

_______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis:
https://us02web.zoom.us/j/82522337709

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Seminários Online

Conversas desconfinadas