Ciclo

Gender Workshop Series XI: Artes Feministas das Palavras

2020/2021

Apresentação

Na linha das edições anteriores, o Gender Workshop Series XI (GWS XI) pretende constituir um espaço de discussão de temáticas associadas às questões feministas, das mulheres e de género de forma interdisciplinar convidando pessoas dos meios mais diversos, como o académico, ativista, artístico etc. Consiste num ciclo de oficinas mensal que terá lugar, em geral, na última quinta-feira de cada mês, de novembro de 2020 a julho de 2021. Nesta edição, o GWS XI está associado ao programa de doutoramento em Estudos Feministas e à escola de inverno Ecologias Feministas dos Saberes.

O tema geral deste ano — “Artes Feministas das Palavras” — serve-nos de mote para a realização de conversas mensais com escritoras, poetas, e outras cultoras das artes das palavras com uma tematização de questões feministas e de género e coloniais. Traremos um espectro alargado de escritoras que se têm debruçado sobre o passado colonial e os seus reflexos no presente. Prevê-se também a realização de uma oficina de escrita feminista para o encerramento.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o GWS XI adaptar-se-á, ao longo desta edição, aos condicionamentos ditados pela gestão sanitária. Propomos um modelo misto de seminários: presenciais e à distância. As oficinas presenciais e a oficina final estão naturalmente dependentes da evolução da situação pandémica e das subsequentes indicações da DGS. 

Equipa organizadora: Catarina Martins, Teresa Cunha, Luciana Moreira, Monise Martinez.