XV Jovens Cientistas Sociais

Envelhecer sem crescer? Estratégias de resistência de profissionais de ciência face à precariedade

12 de outubro de 2020, 10h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Notas biográficas

João Carlos Louçã é Antropólogo, investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Investigou as relações de trabalho e dominação em call centers (2013) e as utopias emancipadoras nas experiências de superação do capitalismo no Porto e Pirenéus (2019).

André Carmo é geógrafo, professor auxiliar na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigador integrado no CICS.NOVA. É ainda coordenador do Departamento de Ensino Superior e Investigação do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e membro do Conselho Nacional da FENPROF.

Ana Oliveira é Socióloga. Investigadora em pós-doutoramento no CES, onde integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia da Música pela Universidade de Edimburgo, concluiu em 2018 o doutoramento em Estudos Feministas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese "A expressão normativa do assédio: aproximações sociojurídicas à sexualidade".

Irina Castro é Investigadora Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Em 2009 licenciou-se em Ecologia Aplicada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e em 2011 concluiu o mestrado em Engenharia Ambiental. Foi bolseira de investigação no projeto “BIOSENSE | O envolvimento da ciência com a sociedade: Ciências da Vida, Ciências Sociais e Públicos”. Em 2013, iniciou o doutoramento em sociologia no programa de Governação, Conhecimento e Inovação, no qual desenvolve uma análise sobre a construção ontológica das sementes transgénicas através das práticas dos/as cientistas e das controvérsias científicas. Em 2014 tornou-se colaboradora do Gabinete de Gestão Projetos do CES. É membro ativo da European Network of Scientists for Social and Environmental Responsibility e integra o conselho consultivo da GeneWatch UK.

Tânia Leão é socióloga, doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Sociologia pelo ISCTE – IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Trabalhou como investigadora no Observatório das Atividades Culturais, sendo, atualmente, investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, subgrupo de investigação em “Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais”. É ainda investigadora no Observatório Social de Vila Nova de Gaia. Tem várias publicações nas áreas do cinema, cultura e práticas culturais e de lazer, educação e metodologias qualitativas. Colaboradora frequente em festivais de cinema, sua área de investigação preferencial, com particular interesse pela programação e pelos respetivos serviços educativos.

Paula Sequeiros foi documentalista em empresas e bibliotecária em instituições do ensino superior. Da História passou à Biblioteconomia e daí à Sociologia da cultura. No CES fez pós-doutoramento com o projeto “A biblioteca no tempo: bibliotecas dos paradigmas do impresso, do oral e do digital”. Presentemente, integra o núcleo POSTRADE do CES. Investiga as relações entre literacia da informação, publicação científica e bibliotecas de investigação. É uma das dinamizadoras da Rede de investigação Bibliotecas, Políticas e Leitura. Coorganiza e é formadora no ciclo Publicar sem Perecer/Sobreviver ao Turbilhão. Mantém compromisso com o Acesso Aberto às publicações científicas, trabalhou voluntariamente no repositório internacional e-LIS dedicado às bibliotecas, arquivos e outros serviços de informação.