Cultura e espaços na (des)construção da cidade

8 e 9 de julho de 2020, 15h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis.

Dia 8 de julho:
ID: 853 1438 3049

Dia 9 de julho:
ID: 886 5522 1998

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Resumo

As interações entre cultura e espaços, cruzamentos das esferas públicas e privadas, subjetivação e construção de conexões. A cultura surge em seu potencial de dinamização, ação crítica e produção de conhecimento, como determinante nos mapas geográficos e simbólicos da cidade.

Sessão 1 | Espaço da cultura nos mapas da cidade

A cultura como vivência política e potencial de educação, e o papel dos centros culturais e da ocupação do espaço público na manutenção e transformação das lógicas urbanas.

Tema: cultura como potencial de transformação
Danilo Santos de Miranda (SESC SP) - Formado em filosofia e serviço social, gestor de cultura, diretor regional do Sesc São desde 1984, membro e conselheiro de instituições culturais, entre elas o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundação Itaú cultural, Movimento Nossa São Paulo e membro da Art of the World, com sede na Suiça.

Tema: o mapeamento cultural nos processos de co-criação da cidade
Nancy Duxbury (CES) -  investigadora no núcleo de Cidades, Cultura e Arquitetura, membro da European Expert Network on Culture, coordenadora do projeto CREATOUR, para o turismo sustentável, e da equipe do CES no projeto H2020, UNCHARTED.

Nathalie Nunes (CES) doutoranda em sociologia do direito na Universidade de Coimbra, investigadora e membro da equipe de co-coordenação do URBiNAT (projeto H2020).

Fernanda Curi (CES) investigadora em pós-doutoramento associada ao projeto H2020 URBiNAT. Arquiteta e museóloga, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU- USP. Mestre em Museologia pela Reinwardt Academie, Amsterdã.

Sessão 2 | Cultura, espaços e dinâmicas de visibilidade. Arte e cultura e suas relações com a ocupação e trânsitos na cidade. A evolução dos espaços e das redes urbanas, acesso e uso criativo.

Tema: dinâmicas e mudanças nos espaços das cidades
Ciro Pirondi (Escola da Cidade) - Doutor em arquitetura pela ETSA, Barcelona. Fundador da Escola da Cidade. Diretor da FAEh- Fábrica Escola de Humanidades - João Filgueiras Lima. Diretor da FON – Fundação Oscar Niemeyer.

Tema: A produção de cultura e o espaço público
Claúdia Pato de Carvalho (CES) – Doutora em Sociologia e investigadora do CES no projeto ARTERIA, para o desenvolvimento de redes culturais e criação de projetos de intervenção artística. Membro do projeto CREATOUR, para o turismo criativo,

Tema: espaços de cultura e ação cultural na periferia
Marta Bergamin (FESP - SP) - Doutora em sociologia pela UFSCAR, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisa Estéticas e cultura nas bordas, juventude e relações de trabalho e lazer.

Comentários:

Shirlei Torres Perez (CES/SESCSP) – Investigadora em pós-doutoramento nooCentro de Estudos Sociais . Doutora e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Assistente técnica no SESC SP. Pesquisa gestão de cultura, ação cultural, teatro, espacialidades e ecologia dos saberes.

Gonçalo Canto Moniz (CES) – Investigador do Centro de Estudos Sociais e Professor no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS".