Seminário

Racismo e Universidade: reflexões sobre a (in)visibilidade do racismo no ensino superior

Mónica Moreno Figueroa (Universidade de Cambridge)

21 de março de 2019, 09h30

Sala de Seminários (Piso 3), CES | Sofia

Resumo

O objetivo deste Seminário é proporcionar um diálogo sobre a descolonização da sociologia, a partir dos resultados do projeto End Everyday Racism na Universidade de Cambridge. Esta iniciativa é um projeto de pesquisa independente desenvolvido por Ella McPherson e por Mónica Moreno Figueroa, no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge. O projeto visa gerar, por um lado, conhecimento sobre como o racismo cotidiano funciona em uma instituição de ensino superior, como a Universidade de Cambridge. Por outro lado, este projeto tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do trabalho do ativismo anti-racista de estudantes e funcionários na Universidade, impulsionando a agenda de mudança institucional.

Nota biográfica

Mónica Moreno Figueroa
é Professora Sênior em Sociologia na Universidade de Cambridge e bolseira em Ciências Sociais no Downing College, Cambridge. Ela nasceu e cresceu no México. Uma parte integrante de seu trabalho acadêmico tem sido seu compromisso em explorar diferentes formas de sociologia engajada, com uma profunda preocupação pela justiça social. Essa abordagem tem sido usado para desenvolver articulações e projetos que visam tornar o racismo público como uma estratégia para sua eliminação. No verão de 2011, ela co-fundou o COPERA- Coletivo para eliminar o racismo no México, juntamente com Emiko Saldivar (Universidade da Califórnia, Santa Barbara) e Alicia Castellanos (UAM-Iztapalapa). O coletivo tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas que visam tornar o racismo, em suas múltiplas formas, público no México, articulando academia e ativismo.

Atividade no âmbito do projeto «POLITICS - The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles»