Apresentação de livro

"O Ensino Moderno da Arquitectura" de Gonçalo Canto Moniz

11 de novembro de 2019, 18h30

Casa-Atelier José Marques da Silva (Porto) >> Apresentação por Alexandre Alves Costa e José António Bandeirinha

Resumo

Em "O Ensino Moderno da Arquitectura: A formação do Arquitecto nas Escolas de Belas-Artes em Portugal (1931-1969)" [Editora Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva / Edições Afrontamento | 2019], Gonçalo Canto Moniz acompanha o quotidiano das duas escolas então responsáveis pela formação dos arquitetos portugueses para traçar a lenta trajetória de construção de um paradigma de ensino moderno da Arquitetura em Portugal. Relações, equilíbrios e tensões que marcam a crítica ao ensino Beaux-Arts e levam à construção, implementação e transformação do ensino moderno são aqui analisados na perspetiva dos seus protagonistas: legisladores, políticos, professores, alunos e arquitetos, bem como dos espaços que os conformam e os refletem. Uma abordagem que permite repensar o papel do arquiteto num período central da arquitetura portuguesa, mas também refletir sobre a escola de Arquitetura hoje, 40 anos depois da sua entrada no sistema universitário democrático. Como refere José António Bandeirinha, no Prefácio deste livro, é um valoroso instrumento para pensar a pedagogia de todos os tempos a partir da viragem do moderno e isso transforma-o num precioso documento, também no campo da teoria e da crítica de arquitetura.

Este livro, editado pela Fundação Marques da Silva em parceria com as Edições Afrontamento e com o apoio da Faculdade de Arquitetura da U. Porto, vem dar continuidade à linha editorial iniciada em 2013 com a publicação da obra O mundo ordenado e acessível das formas da arquitetura, da autoria de José Miguel Rodrigues, tendo em vista a divulgação de estudos originalmente desenvolvidos em contexto académico, mas cujas temáticas e abordagens permitem enriquecer a reflexão e questionamento do quadro disciplinar, teórico e formativo, da Arquitetura em diálogo com o campo de atuação prática.