Tertúlia | Roda de Saberes

Desafios éticos

7 de novembro de 2019, 15h30

Sala 8, CES | Alta

Apresentação

O ciclo Roda de Saberes surgiu com o objetivo de fomentar um espaço de diálogo inter e transdisciplinar centrado na paisagem metodológica que caracteriza a investigação no CES. Pensando numa forma de ampliar este diálogo e facilitar interações positivas e produtivas entre os/as participantes do ciclo, vimos propor as Tertúlias Roda de Saberes, que se constituem como momentos informais de partilha de experiências entre investigadores/as do CES, visando potenciar as interações entre todos/as os/as envolvidos/as.

Nesta primeira Tertúlia, propomos uma conversa sobre "desafios éticos".

Que tipo de desafios éticos se colocam a investigadores/as em Ciências Sociais e Humanas? Que desafios colocam os métodos que utilizamos no nosso domínio disciplinar? Quais os desafios que têm surgido no contexto dos nossos projetos de investigação e como temos agido ou podemos agir relativamente a eles? Que procedimentos e protocolos devem ser desenvolvidos nesse sentido a título pessoal e institucional?

Deixamos o convite para que apareçam e o desafio de levarem alguma reflexão ou testemunho sobre "desafios éticos". Porque se pretende que este seja um momento de convívio informal e porque as melhores ideias, muitas vezes, surgem à volta da mesa, sugerimos que tragam o vosso copo ou caneca e uma qualquer contribuição (comida ou bebida) para um lanche partilhado.

Deixamos o convite para que apareçam e o desafio de levarem alguma reflexão ou testemunho sobre "desafios éticos". Porque se pretende que este seja um momento de convívio informal e porque as melhores ideias, muitas vezes, surgem à volta da mesa, sugerimos que tragam o vosso copo ou caneca e uma qualquer contribuição (comida ou bebida) para um lanche partilhado.
____________________________

O relatório da sessão pode ser consultado aqui.
____________________________

As Tertúlias Roda de Saberes realizam-se na primeira quinta-feira de cada mês, exceto nos meses em que decorra uma Oficina Roda de Saberes ou que coincida com períodos de férias, entre as 15h30 e as 17h00.

 


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes I