XIV Jovens Cientistas Sociais

Arte + Ciência = Refazer o Conhecimento e o Mundo

11 de outubro de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Desde 2005, o CES organiza um Ciclo Anual de Conferências para conhecer, refletir e discutir trabalhos de investigação produzidos dentro e fora de Portugal por jovens cientistas sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo interdisciplinar a partir de trabalhos produzidos noutras instituições. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, a que se têm juntado atores munidos de diferentes saberes. Assim, os encontros vêm sendo feitos com pessoas de várias áreas e instituições académicas e de diferentes organizações da sociedade civil.

A XIV Edição dos Jovens Cientistas Sociais adotou o tema das relações entre ciência e arte sob o título de Arte + Ciência = Refazer o Conhecimento e o Mundo

Quais os limites da ciência e as suas possíveis extensões criativas? Quais os conhecimentos e ações possibilitados pela arte? O momento presente é prolífico na escolha de temáticas, metodologias e objetivos onde as fronteiras entre as ciências e as artes se esbatem. São necessárias outras ontologias, epistemologias e metodologias, apontando para as ligações que unem tudo e todas/os. A ecologia de saberes, na combinação de linguagens e na orientação para a transformação social, promove velhas e novas perguntas sobre o Mundo, procurando respostas fortes nos encontros entre a ciência que sente, imagina e cria e a arte que analisa, sabe e faz.

Na edição “Jovens cientistas sociais 2019” refletiremos sobre os entrecruzamentos entre as ciências sociais e as artes enquanto instrumentos de transformação social, refazendo o conhecimento que temos e o Mundo que queremos. Procura-se uma aprendizagem mútua entre uma ciência criativa e uma arte interventiva, dos porquês e obstáculos às possibilidades e efeitos conseguidos. Juntaremos na discussão, académicos/as com um perfil duplo de artistas/ativistas (parte da manhã) e artistas interventivos (parte da tarde) mostrando como ciência e arte são formas misturáveis de conhecimento e ação, refazendo lugares, gente e experiências, das individuais às coletivas.


Coordenação:  Carlos Nolasco, Sara Araújo e Susana de Noronha (CES)

[Atividade a decorrer no âmbito da semana de acolhimento dos Programas de Doutoramento CES-UC]

A XIV edição do Ciclo de Jovens Cientistas Sociais associa-se à realização da Oficina de Escrita Criativa que se realiza no dia 11, na Casa da Esquina, Coimbra, pelas 18h30.