Gender worshop

Academia e Feminismos

António Sousa Ribeiro

Virgínia Ferreira

28 de março de 2019, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Há já oito anos que as oficinas Gender Workshop no Centro de Estudos Sociais constituem espaços abertos de debate que procuram explorar o potencial epistemológico das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Nesta IX série (2018/2019) propõe-se um novo modelo de oficinas, privilegiando-se desta vez o convite a investigadoras/es e/ou ativistas que, em parceria, aceitam o repto de debater em torno de um lema que lhes é proposto e que tem uma estreita ligação com os seus interesses de investigação e/ou atividade profissional e cívica.

Em consonância com os princípios do Centro de Estudos Socias, é propósito desta IX série do Gender Workshop, 1) privilegiar a construção de diálogos e pontes a partir do debate de ideias entre as pessoas convidadas e o público presente em cada sessão; 2) criar possibilidades de contacto com outros espaços que não apenas académicos, estabelecendo-se ou fortalecendo-se, para tal, laços com entidades sociais e culturais vinculadas aos temas em debate.

Para tal, propõe-se a seguinte lista de debates: Corpos; Sexualidades e políticas reprodutivas; Poética, Arte e Desejo; Justiça; Academia e Feminismos; Espiritualidades; Economias; Regresso aos conceitos: género e interseccionalidade. Cada oficina terá lugar no CES ou noutros espaços da cidade, entre os meses de novembro de 2018 e junho de 2019, na última quinta-feira de cada mês.

Programa desta sessão:
Tema: Academia e Feminismos
17h - Virgínia Ferreira, CES/FEUC
17h30 - António Sousa Ribeiro, CES/FLUC
18h/19h - Debate
 

Comissão Coordenadora do Gender Workshop Series: Ana Lúcia Santos, Ana Oliveira, Catarina Martins, Luciana Moreira, Teresa Cunha