Encontro

O sindicalismo português no século XXI: novos desafios e respostas sindicais

17 de novembro de 2018, 14h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Resumo

Este encontro nasce de uma parceria entre o BASE-Frente Unitária de Trabalhadores e o Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES) e tem o objetivo de debater o sindicalismo que temos hoje em Portugal e o sindicalismo que precisamos face aos desafios atuais. Procura reunir militantes sindicais e de organização de trabalhadores com investigadores que estudam o movimento sindical, com vista a criar pontes entre a militância no terreno e a ciência.

A BASE-FUT é uma plataforma de animadores sociais que tem como objetivos a promoção dos direitos dos trabalhadores e do diálogo social e o aprofundamento da democracia na sua tripla vertente política, social e económica. O encontro está enquadrado no 44º aniversário da organização.

A iniciativa está organizada em dois debates sobre temas que abordam os novos desafios colocados aos sindicatos hoje: como chegar aos trabalhadores, sobretudo os que são menos presentes no movimento sindical e como delinear novas estratégias para a comunicação, nomeadamente com as ferramentas online

Organização: BASE-Frente Unitária de Trabalhadores e Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES)