Seminário

Descolonização de afetos e a resistência política e emancipatória das mulheres mobilizadas no Brasil e em Moçambique

Rosane Rosa

Vera Martins

27 de novembro de 2017, 09h30

Sala 8, CES | Alta

Resumo

A proposta deste seminário é refletir sobre o uso que as mulheres brasileiras e moçambicanas vêm fazendo da comunicação como direito humano, nas redes sociais da internet, para narrar uma forma de estar no mundo – na sua condição feminina – cujo cotidiano é marcado por violências e injustiças, mas também por práticas de resistência em busca da emancipaçao social. Justifica-se a relevancia desse Seminário, uma vez que um dos temas que tem mobilizado os movimentos feministas atualmente é a luta por tornar crime o assédio sexual sofrido nas ruas e outros espaços públicos. Nossas opções metodologicas são pela revisao bibliografica sobre as tematicas Comunicação, Estudos de Gênero, Feministas e Decoloniais; histórias de vida em formaçao e a observação on line de relatos de experiências de vida das mulheres que sofrem a violencia do assedio.

Notas biográficas

Rosane Rosa - Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência de mais de 10 anos na área de Comunicação de interesse público no Primeiro, Segundo e Terceiro Setor. Participou (2004-2005) da Pesquisa Latinoamericavda «Conhecer para intervir: infância violência e mídia», desenvolvida para o projeto «Vozes por um continente sem violência» (BICE). É professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique - Projeto Educomunicação Intercultural \CAPES. Profa. Colaboradora dos Programas de Pós-graduação Design e Multimídia e Jornalismo e Mídias Digitais da Universidade Pedagógica de Moçambique. Integra a Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL). Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ). Atualmente faz Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Boaventura de Sousa Santos.

Vera Martins - Cursa Doutorado Sanduiche na Universidade Pedagógica de Moçambique (orientaçao de Rosane Rosa) sobre a temática da Descolonização de afetos e a luta política e emancipatória das mulheres mobilizadas em redes no Brasil e em Moçambique. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010)  cuja dissertação foi Desperta Mulher: comunicação e emgajamento no jornal do Movimento de Mulheres Camponesas do Rio Grande do Sul –Brasil. Docente do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil.