Ciclo

Gender Workshop Series V

Setembro de 2014 a junho de 2015

O ciclo de oficinas Gender Workshop constitui, há já quatro anos, um espaço aberto de debate, que procura explorar o potencial epistemológico e normativo das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Em cada sessão, um/a convidado/a apresenta e discute um tema, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

Nesta V série, dar-se-á particular destaque às tensões e contradições constitutivas da construção social das masculinidades e das sexualidades, pensadas em articulação com as (velhas e novas) formas de exclusão e violência com base no sexo. A política e a retórica de austeridade que hoje domina a regulação social, concebida como sistema de moralização da vida pública e privada, poderão constituir um bom enquadramento para ensaiar, atualizar e reforçar o papel e o lugar das perspetivas feministas no debate académico e político dos dias de hoje.

Programa

25 de setembro de 2014 | 17h00 | Anfiteatro IV | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Mulheres e praxe: representações e práticas
Debate com Miguel Cardina (historiador, CES), Cátia Melo (antropóloga, República Marias do Loureiro), Margarida Viegas (FEUC, ex República Rosa Luxemburgo) e Catarina Martins (Estudos culturais, FLUC, CES)

30 de outubro de 2014 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra
Assexualidade: de orientação invisível a reivindicação identitária
Rita Alcaire (Doutoranda CES)

27 de novembro  de 2014 | 17h00 | Sala 1 | CES-Coimbra
Tomando as rédeas das palavras: feminilidades, masculinidades, novos media e (contra)hegemonia
Sofia José Santos (CES/Promundo)

11 de dezembro  de 2014 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra
Vítimas masculinas de violência sexual em conflitos armados
Júlia Garraio (CES)

29 de janeiro  de 2015 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra
Das esterotipias de género à intervenção – Qual tem sido, qual é, e qual deve ser o papel da Universidade na promoção do equílibrio entre mulheres e homens?
Maria Jorge Ferro e Cristina Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

26 de fevereiro de 2015 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra

Ascensão e queda das Políticas de Igualdade entre Mulheres e Homens
Virgínia Ferreira (FEUC/CES)

9 de abril de 2015 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra
Despatriarcalizar el poder popular: del 15M a Podemos
Antoni Aguiló (CES)

30 de abril de 2015 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra
Da austeridade e do excepcionalismo
António Casimiro Ferreira (CES)

28 de maio de 2015 | 17h00 | Sala 2 | CES-Coimbra

25 de junho de 2015 | 15h30 | Sala 2 | CES-Coimbra

Never Trust Sindarela: o contributo das epistemologias feministas para as Ciências Sociais
João Arriscado Nunes
Segue-se sessão de apresentação de livro Never Trust Sindarela de Teresa Cunha, às 17h30 no hall do piso 1 CES.

Organização: Catarina Martins e Teresa Cunha (NHUMEP) e Ana Oliveira (DECIDe).