Series

Gender Workshop Series V

Setembro de 2014 a junho de 2015

O ciclo de oficinas Gender Workshop constitui, há já quatro anos, um espaço aberto de debate, que procura explorar o potencial epistemológico e normativo das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Em cada sessão, um/a convidado/a apresenta e discute um tema, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

Nesta V série, dar-se-á particular destaque às tensões e contradições constitutivas da construção social das masculinidades e das sexualidades, pensadas em articulação com as (velhas e novas) formas de exclusão e violência com base no sexo. A política e a retórica de austeridade que hoje domina a regulação social, concebida como sistema de moralização da vida pública e privada, poderão constituir um bom enquadramento para ensaiar, atualizar e reforçar o papel e o lugar das perspetivas feministas no debate académico e político dos dias de hoje.

Programme

September 25, 2014 | 17h00 | Anfiteatro IV | Faculty of Arts and Humanities, University of  Coimbra
Mulheres e praxe: representações e práticas
Debate with  Miguel Cardina (historian, CES), Cátia Melo (anthropologist, República Marias do Loureiro), Margarida Viegas (FEUC, ex República Rosa Luxemburgo) and  Catarina Martins (Cultural Studies, FLUC, CES)

October 30,  2014 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra
Assexualidade: de orientação invisível a reivindicação identitária
Rita Alcaire (Doutoranda CES)

Novemeber 27,  2014 | 17h00 | Room 1 | CES-Coimbra
Tomando as rédeas das palavras: feminilidades, masculinidades, novos media e (contra)hegemonia
Sofia José Santos (CES/Promundo)

December 11,  2014 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra
Vítimas masculinas de violência sexual em conflitos armados
Júlia Garraio (CES)

January 29, 2015 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra
Das esterotipias de género à intervenção – Qual tem sido, qual é, e qual deve ser o papel da Universidade na promoção do equílibrio entre mulheres e homens?
Maria Jorge Ferro e Cristina Coimbra Vieira (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

February 26, 2015 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra

Ascensão e queda das Políticas de Igualdade entre Mulheres e Homens
Virgínia Ferreira (FEUC/CES)

April 9, 2015 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra
Despatriarcalizar el poder popular: del 15M a Podemos
Antoni Aguiló (CES)

April 30,  2015 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra
Da austeridade e do excepcionalismo
António Casimiro Ferreira (CES)

May 28,  2015 | 17h00 | Room 2 | CES-Coimbra

June 25, 2015 | 15h30 | Room 2 | CES-Coimbra

Never Trust Sindarela: o contributo das epistemologias feministas para as Ciências Sociais
João Arriscado Nunes
Segue-se sessão de apresentação de livro Never Trust Sindarela de Teresa Cunha, às 17h30 no hall do piso 1 CES.

Organisers: Catarina Martins and Teresa Cunha (NHUMEP) and  Ana Oliveira (DECIDe).