Colóquio Internacional

Biografias e(m) migrações: construindo um trabalho em colaboração no contexto português

30 e 31 de janeiro de 2014

Casa das Caldeiras (Coimbra)

Enquadramento

Este colóquio internacional realiza-se no âmbito do projeto “Pesquisa das migrações e abordagem biográfica: construindo um trabalho em colaboração no contexto português” (PTDC/CS-ANT/111721/2009 - FCOMP-01-0124-FEDER-014442) e constitui um momento de divulgação e discussão pública dos seus resultados parciais.

Procura reunir todas as pessoas e instituições envolvidas no trabalho de investigação efectuado, colocando-as num diálogo “ao vivo”, acessível ao público interessado: equipa do CES, voluntários, representantes das instituições locais dedicadas à questão da imigração e aos imigrantes na cidade de Coimbra, alguns dos consultores externos do projecto, parceiros institucionais, e colegas convidados que comentarão as mesas temáticas.

Os objectivos específicos residem no tratamento colectivo, ao longo dos dois dias do colóquio, dos vários temas postos em relevo pelo trabalho de campo, bem como dos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos do projecto. Cada mesa temática será composta por membros da equipa, voluntários, comentadores, que tratarão cada tema a partir da sua forma específica de participação no trabalho (interno, colaborador/a, externo). Serão apresentados vídeos e fotografias do processo de investigação. A partir destes suportes serão analisados os temas da pesquisa biográfica no estudo das migrações; vivências da cidade, inclusão, exclusão e participação; religiões e igrejas no contexto migratório; discriminação e género; discursos e representações da imigração; pesquisa participada.