Conferência

Sob o olhar feroz dos carcereiros: Em Portugal e nas Colónias “a PIDE investigava, vigiava, instruía os processos e geria as prisões”

Dalila Cabrita Mateus

Irene Flunser Pimentel

28 de outubro de 2011, 15h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

 

Oradores: Dalila Cabrita Mateus e Irene Flunser Pimentel

Apresentação do filme "Quem é Ricardo?" [2004, 35'] de José Barahona.

Sinopse: Repressão e tortura são assuntos de que todos ouvimos falar, mas só alguns portugueses, felizmente, o sentiram na pele. É exactamente todo esse processo de detenção e tortura do preso político que é abordado nesta curta-metragem, que conta com argumento de Mário de Carvalho. “Quem é Ricardo?” narra dez dias de tortura do sono nos tempos do marcelismo.
 




Notas biográficas dos oradores

Dalila Cabrita Mateus nasceu em Viana do Castelo, em 1952. É Licenciada em História, Diplomada de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar, Mestra em História Social Contemporânea e Doutora em História Moderna e Contemporânea na especialidade de História Política e Institucional no Período Contemporâneo. Frequentou também acções e cursos de formação especializada nas áreas da Educação Especial e da Educação Intercultural. É investigadora no Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa (ISCTE). Participante em conferências e colóquios, nacionais e internacionais, sobre a problemática das lutas de libertação nacional. Autora dos livros A Luta pela Independência (Editorial Inquérito, 1969) e A PIDE-DGS na Guerra Colonial, 1961-1974 (Terramar, 2004).

Irene Flunser Pimentel venceu em 2007 o Prémio Pessoa e é doutorada em História Contemporânea com uma tese sobre a PIDE/DGS, polícia política do Estado, entre 1945/74. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Concluiu o mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publicou diversos artigos em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre o Estado Novo, a II Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas.
 

Organização:Maria Paula Meneses e Diana Andringa.

Nota: evento associado ao   Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito

Para mais informações contactar ceslx@ces.uc.pt