Seminário

A derrelição de Ícaro - Sonhos, expectativas e aspirações de jovens empregados do novo (e precário) mundo do trabalho no Brasil (2003-2013)

Giovanni Alves (CES)

9 de novembro de 2011, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O objetivo é expor o aparato metodológico-categorial da investigação sociológica sobre a experiência vivida e percebida de jovens empregados do novo (e precário) mundo do trabalho no Brasil, buscando apreender sonhos, expectativas e aspirações dos novos operários e empregados dos locais de trabalho reestruturados. Nesta pesquisa buscamos tratar da experiência vivida e percebida do novo trabalhador coletivo do capital que emerge no contexto histórico da precarização estrutural do trabalho. Esta condição salarial de novo tipo é uma nova forma histórica de ser da precariedade salarial que emerge nos locais de trabalho reestruturados.


Nota biográfica

Giovanni Alves é pós-doutorando do Centro de Estudos Sociais. É professor livre-docente de sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (Universidade Estadual Paulista-Brasil), pesquisador-bolsista do CNPq, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, coordenador-geral da RET - Rede de Estudos do Trabalho (www.estudosdotrabalho.org) e do Projeto Tela Crítica (www.telacritica.org).
É autor de vários livros na área de trabalho, reestruturação produtiva e sociabilidade, tais como  “O Novo e Precário Mundo do Trabalho” (Editora Boitempo, 2000, 304 p), “Trabalho e Cinema – Vol. 1/2/3” (Editora Praxis, 2006/2008/2010), "A condição de proletariedade" (Editora Praxis, 2009) e “Trabalho e Subjetividade – O espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório” (Editora Boitempo, 2011).
 

Nota: Actividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)