Carlos Nolasco

Nota biográfica

Sociólogo. Doutorado em Sociologia da Produção, do Trabalho e da Empresa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a tese "Fintar Fronteiras. Migrações Internacionais no Futebol Português" (2013), e Mestre em Sociologia, com área de especialização em Sociologia do Desenvolvimento e Transformação Social (1999), também pela FEUC. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integra a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e desenvolve atividade no Observatório Permanente da Justiça. É membro da equipa portuguesa da rede FRANET da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA). Foi docente de diversas instituições de ensino superior nacionais, lecionado na área das Ciências Sociais, ocupando cargos de direção e posições em órgãos científicos e pedagógicos. Enquanto investigador, participou em diversos projetos de investigação nas áreas dos Direitos Fundamentais, sociologia das profissões, cooperação internacional, migrações, migrações de trabalho desportivo, sociologia do desporto, narrativas biográficas, acesso ao direito. Tem como áreas de interesse a Sociologia das Migrações, Migrações de Trabalho Desportivo, Sociologia do Desporto e Sociologia do Direito.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Nolasco, Carlos (2023), A futebolização do mundo. Entre o jogo e a economia, in Souza Júnior, Osmar Moreira de; Prado, Denis; Carvalho, Ricardo Souza de (org.), Do Futebol Moderno Aos Futebóis Transmodernos. A Utopia Da Diversidade Revolucionária. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 25-39

Livro