ESCOLA DE INVERNO DO PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO EPISTEMOLOGIAS DO SUL E GENDER WORKSHOP

Winter School Feminist Ecologies of Knowledges II - Knowledges and practices for C[are]tizenship
 

27 a 31 de janeiro de 2020

CES-Sofia

Begoña Dorronsoro - CES
Doutoranda do CES no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global”. Nascida no Pais Basco é graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) Com experiência de mais de 10 anos, trabalhando e militando em diversas ongds bascas, em cooperação internacional para o desenvolvimento dos povos, com organizações indígenas principalmente de Colômbia, Bolívia e Guatemala.

Carmo Gê Pereira
Carmo Gê Pereira é/ tem um projeto português ligado à sexualidade com workshops, formações e tertúlias, sessões de cinema, ciclos de eventos e aconselhamento sexual. Atua de forma ativista paralelamente. Assumidamente LGBTQIA+, sex-positive de forma crítica tem-se destacado como: formadora de educação não formal, educadora sexual para adultos, na área do aconselhamento sexual não patologizante, expert em segurança, recomendação e utilização de tecnologias para a sexualidade. É desde 2019 doutoranda do Programa Doutoral de Sexualidade Humana da FCEUP, FMUP e ICBAS. Mais informação em www.carmogepereira.pt.

Catarina Martins - CES
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Senegal. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas atuais áreas de investigação destacam- se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. É docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.

Cebaldo de León Inawinapi - UTAD
Antropólogo e historiador. Nascido no Panamá e membro do Povo Guna, trabalhando atualmente como pesquisador no CETRAD da UTAD (Portugal). Tem realizado pesquisas em áreas indígenas da América Central.

Çeren Akyos - CES
Doutoranda do CES no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global”. Nascida na Turquia é socióloga, urbanista e ativista. Com interesses nos Movimentos Sociais Globais de Justiça e Democracia, tem trabalhado também com as mulheres kurdas.

Cristina del Villar-Toribio - Universidade de Sevilha
Cristina del Villar-Toribio é doutoranda na Universidade de Sevilha. É licenciada em Psicologia e mestre em Saúde, Bem-Estar e Migração. Atualmente, trabalha na área de práticas de atendimento a mulheres migrantes africanas que vivem na Espanha. Os seus interesses de investigação são o feminismo pós-colonial, estudos de género, prestação de cuidados, migração, psicologia cultural e metodologias qualitativas. Recebeu uma bolsa da Universia Foundation. Tem colaborado com diferentes ONGs locais dedicadas ás questões de migração e refugiados e faz parte da rede Re-thinking Africa, uma rede de académicas/os e ativistas para questões africanas.

Diogo Rivers - PATH
Diogo Ribeirinha é licenciado em Estudos Artísticos e é um dos membros constituintes do coletivo BH - Coletivo Artístico Interventivo, pertencente à PATH - Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra. Enquanto pessoa não-binária, o seu ativismo envolve a criação de espaços queer livres de toxicidade e a desconstrução da masculinidade e de todos os seus poderes opressores. É performer e dj enquanto Magda Deneuve, uma drag queen cuja imagem existe entre a linha ténue de expressão de género.

Fátima Carvalho
Fátima Carvalho Foi operária  têxtil.
Membro da direcção do Sindicato dos Têxteis e Lanifícios do Centro.
Membro da Comissão Executiva da Federação dos Têxteis.
Membro da Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Coimbra.
Membro suplente do Conselho Nacional da CGTP-IN no mandato 1986-1989 e membro efectivo entre os mandatos 1989-1993 e 2008-2012.
Membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN no mandato 2008-2012

Filipa Alves
Filipa Alves é formada em Estudos Portugueses e pós-graduada em “Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade” pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC/UC), tendo frequentado também o Mestrado em Estudos Feministas. Coordena, em conjunto com Sandra Alves, a Casa da Esquina, uma associação cultural que cria dinâmicas de reflexão e debate em diferentes temas e busca a transdisciplinaridade no campo das artes.

Gaia Giuliani - CES
Gaia Giuliani é Investigadora do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES/UC).Doutorada em História das Ideias Políticas (Torino, 2005), professora associada em Filosofia Política (ASN 2017), PI do projeto “(De)OTHERING - Deconstructing Risk and Otherness” [POCI-01-0145-FEDER-029997] (2018-2121) financiado pela FCT (e co-fundadora da InteRGRace – Grupo de investigação interdisciplinar sobre Raça e Racismos. É pioneira nos Estudos Críticos sobre branquitude na Itália, ativista e académica anti-racista e feminista e desconstrutora transnacional de arquivos visuais pós-coloniais sobre monstruosidade. Entre as suas publicações, encontram-se: as monografias Race, Nation, and Gender in Modern Italy. Intersectional Representations in Visual Culture (Palgrave Macmillan, 2018) finalista ao concurso internacional de Italian Studies, Edinburgh Gadda Prize 2019, Zombie, alieni e mutanti. Le paure dall’11 settembre ai giorni nostri (Le Monnier 2016), Bianco e nero. Storia dell'identità razziale degli italiani, em co-autoria com dr Cristina Lombardi-Diop (Le Monnier, 2013) que ganhou o Primeiro prémio em 2014 da categoria século XX-XXI da Associação Americana de Estudos Italianos. Em 2020 publicará a sua segunda mongrafia em Inglés Environmental Disasters, Migrations and the War on Terror: A Postcolonial Investigation of Cultural Constructions of Monstrosity (Routledge).

Gea Piccardi - CES
Doutoranda do CES no programa “Democracia no Século XXI”. Trabalha sobre a revolução Kurda na região de Rojava (a Confederação Democrática do Norte da Syria) usando um quadro teórico (eco)feminista e de ecologia social. No CES faz parte do EcoSoc, Oficina de Ecologia e Sociedade.

Inês Barbosa - FLUP
Inês Barbosa é investigadora no Instituto de Sociologia (FLUP), integrando atualmente um projeto sobre o direito das crianças à cidade. Mestre em Associativismo e Animação Sociocultural e doutorada em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho. Tem ainda uma pós- graduação em Performance, pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. É dirigente associativa e curinga de Teatro do Oprimido/a, participando e organizando diversas iniciativas nacionais e internacionais. Colabora regularmente em projetos de educação não formal. Dentro dos vários âmbitos (ativista, académico, educativo e artístico) tem desenvolvido trabalho em torno das questões da igualdade de género, da participação infantil e juvenil, da educação para a cidadania, da arte e intervenção em espaço público, das mobilizações sociais, entre outras.

 

Joacine Katar Moreira

Nasceu na Guiné-Bissau em 1982, é feminista e ativista negra. É Doutora em Estudos Africanos e Investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE. Possui uma licenciatura em História Moderna e Contemporânea - vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais e um mestrado em Estudos do Desenvolvimento. A sua perspetiva é interdisciplinar, trabalhando em simultâneo sobre questões de género, das violências e da política em geral, as questões do desenvolvimento, das intervenções sociais e internacionais e dos movimentos cívicos. É presidenta e fundadora do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal, fundada por 27 mulheres de diversas áreas e que lutam contra a invisibilização e o silenciamento de mulheres, jovens e meninas negras na História e no tempo presente e tem participado ativamente no debate público sobre o racismo, o colonialismo e a escravatura. Eleita Deputada para a Assembleia da República em 2019.

José João Rodrigues
Animador sócio-cultural, ativista e dinamizador do Projeto Casa do Sal da Figueira da Foz, que cria produtos e serviços ligados à salinicultura. Organizou e hoje anima as Redes Colaborativas de Produção Local do Baixo Mondego.

Justo Fernández
53 anos, nascido em Santander. Escritor e divulgador. Ativista pela igualdade. Especialista e pesquisador em masculinidade, narcisismo masculino e vícios. Coautor da coleção de livros: Diálogos masculinos - masculinidade de Tara. Autor do romance Tu Cocaína e Mia - Diario de una narcisista, entre outros. Criador e intérprete do Monólogo ONVRES, uma visita guiada aos esgotos da masculinidade.

Luciana Moreira - CES
Luciana Moreira Silva é aluna do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" (CES/III - Universidade de Coimbra). Os seus atuais interesses de investigação são: Cidadania íntima; Teoria Queer; Estudos Feministas; Estudos Culturais; Estudos Hispânicos; Estudos Pós-Coloniais. É, desde 2009, investigadora júnior no Centro de Estudos Sociais, onde faz parte da equipa de organização das oficinas Gender Workshop, desde 2016. É membro da organização da Marcha de Luta Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra e da associação não te prives - grupo de defesa dos direitos sexuais, com trabalho nas áreas dos feminismos e pela diversidade sexo-genérica.

Luísa de Pinho Valle - CES
Luísa de Pinho Valle é doutoranda no programa “Democracia no Século XXI”, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É graduada em Direito pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro, Brasil); especializada em Direito Público e Gestão Pública pelo Centro Universitário de Brasília (Brasília-DF, Brasil); mestra em Direito pela Universidade de Brasília (Brasil); e mestra em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha). Os temas que analisa e aprofunda na pesquisa que desenvolve partem da perspectiva dos ecofeminismos em diálogo com as Epistemologias do Sul entrelaçados com as teorias pós- coloniais e decoloniais; os feminismos populares/comunitários e/ou não-imperiais; as pedagogias contra-crueldade; os conflitos e transformações socioambientais; a agroecologia; e o direito à vida para além dos direitos humanos.

Luís Fernandes
46 anos, bioquímico, músico, escritor de ficção científica, defensor da igualdade e da diversidade de género e estudioso da Tradição Esotérica Ocidental.

Natérica Coimbra - CD25A
Maria Natércia Coimbra, é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra desde 1978 e terminou em 1980, na mesma Universidade, o Curso de Bibliotecário Arquivista. Em 2009 concluiu o Curso de Alta Direção em Administração Pública. É desde 1985 coordenadora técnica do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, trabalhando sobretudo na área dos arquivos privados de políticos. Colaborou durante vários anos, desde 1987, com a Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD) como formadora dos cursos de Técnicos Auxiliares Entre 1993 e 1997 foi presidente da delegação da BAD Centro. Durante alguns anos, e até 2006, foi membro dos Conselhos Técnicos da BAD e da PORBASE. Desde março de 2011 integra o Conselho Fiscal da BAD. Ao longo da sua carreira tem colaborado em diversos projetos na área biblioteconómica, de que são exemplo a Bibliografia Anual de História de Portugal e o Reportório da Bibliografia Portuguesa. Tem vários trabalhos publicados. Atualmente coordena o projeto do Arquivo Eletrónico da Democracia Portuguesa disponível a partir da página do CD25A na Internet. Fez parte da direção de várias associações cívicas e culturais. Desde 2008 integra a direção da Associação Casa da Achada – Centro Mário Dionísio (Lisboa), dando apoio à instalação e catalogação da biblioteca e do arquivo.

Paolo Gorgoni/Paula Lovely – Plus/EATG
Paolo Gorgoni faz parte do conselho de direção de Plus, rede LGBT italiana de pessoas que vivem com HIV e é atualmente membro do EATG - European AIDS Treatment Group, GAT Portugal e da comissão deliberativa da iniciativa municipal Lisboa Cidade sem SIDA. Incorpora ativismo, envolvimento político e empoderamento das comunidades no projeto "Dragtivism for transfomation", escrevendo, compondo e atuando sob o nome de Paula Lovely.

Paula Machava – FLUC-CES
Licenciada em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique. Mestre em Educação/ Ensino de Português pela Universidade Pedagógica- Moçambique. Atualmente, é doutoranda em Estudos Feministas -Universidade de Coimbra- Portugal. É Assistente Universitária -Universidade Lúrio (UniLúrio) em Moçambique. Leciona as cadeiras da área de literatura, sobretudo as literaturas Africanas em Língua Portuguesa assim como a disciplina de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa. É orientadora dos temas transversais "Educação para a Igualdade de Género" e "Género e Sexualidade". Tem interesses em ritos de iniciação, género e educação; género, literacias comunitárias; género e desenvolvimento local; economias feministas e cuidado.

Preciosa Oliveira - Redes Colaborativas do Mondego
Camponesa, integra as Redes Colaborativas do Mondego.

Rita Kacia Oliveira - CES
Rita Kacia Oliveira integra o Gabinete de Gestão de Projetos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Funcionária do CES desde 2008, fez parte do Gabinete de Eventos Comunicação e Imagem, enquanto responsável pela gestão de eventos, até 2013, altura em que passou a assumir funções de Secretária Executiva do projeto ALICE - Espelhos Estranhos, Lições imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Com larga experiência na produção de eventos científicos e culturais, antes de fazer parte da equipa de funcionárixs do CES colaborou na organização de exposições, palestras de âmbito cultural e concertos. Foi mediadora cultural da Exposição Coimbra-Aix-en-Provence (Convento de São Francisco, 2007). Fez parte da organização do I Prémio de Pintura da Galeria Santa Clara. Colaborou como assistente de apoio à investigação do projeto "Territórios Europeus numa perspectiva comparada". No CES acumula funções de tradutora de português-inglês e em regime de freelancer traduziu um considerável número de artigos e relatórios para instituições e investigadorxs nacionais e internacionais. Faz parte do conselho editorial do ALICE News, sendo responsável pela gestão da plataforma de informação e dos seus conteúdos.

Rita Serra - CES
Doutorada em Engenharia Química e Biológica, é investigadora do Centro de Estudos Sociais desde 2008. Integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e o Observatório de Risco (OSIRIS). Dedica-se atualmente ao estudo da governação comunitária das florestas. Coordenou o projeto SCRAM - Crises, gestão de risco e novos arranjos sócio- ecológicos para florestas - uma perspetiva dos estudos sobre ciência e tecnologia (2010-2013), financiado pela FCT. Coordenou, com Giovanni Allegretti, o projeto europeu COMUNIX - Participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias (2017). Nos últimos cinco anos, publicou dois livros, dois capítulos de livros internacionais e dois artigos em revistas científicas internacionais indexadas sobre o tema. Anteriormente estudou os fungos e as micotoxinas da cortiça e das uvas. Descreveu três novas espécies e é micologista amadora.

Rosa Rodrigues
Rosa Rodrigues, de 47 anos, já teve uma loja de roupa, mas, há mais de uma década, voltou-se para a agricultura biológica. É produtora certificada e tem uma relação tão privilegiada com as/os consumidoras/es que não hesita em levar-lhes as encomendas à porta.

Sandra Silvestre - GAF
Sandra Silvestre é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Formação especializada na área da Educação para os Direitos Humanos pelo Conselho da Europa. Entre 2002 e 2011 foi dirigente associativa da ONGD AJPaz - Ação para a Justiça e Paz, onde coordenou e animou diversos projetos socioeducativos, nacionais e internacionais. Recentemente, tem-se dedicado a projetos de cidadania, democracia participativa, igualdade e direitos humanos. Entre 2014 e 2016 trabalhou no Grupo Aprender em Festa (Gouveia), entidade com a qual continua a colaborar e, em 2016-2017, na iniciativa nacional Roteiro Cidadania em Portugal promovido pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Em 2018, colaborou com a Rede Inducar no projeto Desafia-Te promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Desde cedo que está ligada ao teatro escolar, universitário, amador e profissional. Em 2004, começou a desenvolver atividades de Teatro da/o Oprimida/o, depois de uma primeira formação com curingas do CTO-Rio. Tem continuado a fazer formação nesta área e das atividades realizadas destaca-se o trabalho com a Fundação Ernesto Roma/Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Sílvia Roque - CES
Sílvia Roque é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014). Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL- Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projetos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projetos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visam a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.

Susana de Noronha - CES
Susana de Noronha é antropóloga, doutorada em sociologia e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi distinguida com o “Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa 2007” e com o “Prémio Bernardino Machado 2003” de Antropologia pela Universidade de Coimbra. É autora dos livros A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e ação sobre o cancro de mama (2009, Afrontamento); Objetos Feitos de Cancro: mulheres, cultura material e doença nas estórias da arte (2015, Almedina); Cancro Sobre Papel: estórias de oito mulheres portuguesas entre palavra falada, arte e ciência escrita (2019, Almedina). Enquanto fazedora de textos e ciência, é também letrista publicada e criadora de ilustração científica em fotografia, pintura e desenho etnográfico criativo.

Tatiana Moura - CES
Tatiana Moura, feminista, é Investigadora Permanente no CES-UC, onde coordena projetos europeus sobre masculinidades, juventude, prevenção de violência, igualdade de género, paternidade e cuidado. É também Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014, Senior Fellow do Promundo US e Diretora Associada da UniPeriferias (IMJA, Rio de Janeiro). Entre 2011 e 2019 foi Diretora Executiva do Instituto Promundo, Brasil, onde coordenou vários projetos sobre masculinidades, violência e não violência em contextos urbanos, com particular enfoque na América Latina. É Doutorada em paz, Conflitos e Democracia (Universidade Jaime I, Espanha), Mestre em Sociologia e Licenciada em Relações Internacionais (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).

Teresa Cunha - CES
É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena a publicação 'Oficina do CES', os ciclos do Gender Workshop, a Escola da Inverno 'Ecologias Feministas de Saberes' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor- Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição política, paz e memórias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.

Tiago Rolino - CES
Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017. É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais e investigador da equipa Portuguesa do projeto EQUI-X - Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade e do Promundo. Desde fevereiro de 2019, integra também a equipa portuguesa (CES) que coordena o projeto PARENT - Promoção, Sensibilização e Envolvimento de Homens nas Transformações do Cuidado. Faz parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar, uma associação que presta serviços de natureza jurídica, clínica, social a mulheres, crianças, jovens e famílias em processos Tutelar Cíveis, tutelares educativos, em processos de promoção e proteção e nos processos-crime, nomeadamente quando são vítimas de abusos sexuais, maus tratos, violência doméstica e tráfico de seres humanos, onde colabora, também, como voluntário.