Seminário | IX Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

Política e Ciência no século XX: História da organização da Ciência e da política científica em Portugal

Tiago Brandão (Instituto de História Contemporânea | FCSH-UNL)

18 de junho de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentadores: João Arriscado Nunes e Irina Castro

Resumo
Se o século XIX assistiu a uma crescente afirmação social do cientista, com a sua institucionalização nas sociedades, é no século XX que se verifica a afirmação de uma tendência anterior de organização da ciência num sentido de construção de políticas científicas à escala nacional e internacional – sob o impulso de processos de amplitude histórica reconhecida, como a construção do Estado moderno ou a própria Revolução Industrial, e eventos determinantes, como as guerras mundiais ou os ciclos económicos (Grande Depressão e crescimento económico). Portugal, por seu lado, não obstante os impasses, resistências e peculiaridades, não deixará de acompanhar a cadência da história do ponto de vista dessa relação entre Ciência e Política.
Diversas foram as iniciativas de organização da ciência, sustentadas por um substrato interessante do ponto de vista do pensamento e debate estratégico sobre o papel da cultura científica, a compreendermos à luz da evolução das conjunturas da história dos regimes políticos portugueses durante o século XX e, sobretudo, a compreender-se à luz do duplo processo de institucionalização e profissionalização da ciência e de científicos, compreendendo inevitáveis alianças com o poder, por um lado, e, por outro, também tendo presente a própria narrativa legitimadora do poder político e do Estado em Portugal.

Nota biográfica

Doutor e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC, FCSH-UNL). Tem vindo a estudar a história da organização da ciência em Portugal, diversas instituições científicas, trabalhando sobre a temática da construção e definição da política científica em Portugal. Formado em História, depois de um Mestrado em História Contemporânea, desenvolveu tese de Doutoramento intitulada A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (1967-1974). Organização da Ciência e política científica em Portugal. Encontra-se de momento a desenvolver projeto de pós-doutoramento intitulado A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (1974-1997). Política Científica em Democracia.