Colóquio

Narrativas de Trauma: Vítimas, vivências e processos

19 e 20 de junho de 2014

Auditório, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


 

 

Este Colóquio será um momento de partilha dos principais resultados do "Vítimas, Trauma e Processos Institucionais:  Para Além de uma Ética da Vítima", que serão discutidos com associações parceiras do projeto, bem como consultores.

A questão central deste projeto é a de saber que alterações societais ocorreram para que os discursos sobre as vítimas e os dispositivos de apoio às vítimas se tornassem formas legitimadas de acesso ao espaço público e de reclamação de direitos.

A análise implica que se proceda a uma genealogia dos conceitos de vítima, trauma, e de stress pós-traumático e da sua progressiva institucionalização em manuais de referência, metodologias de intervenção, nos discursos das agências internacionais e nacionais e das associações de apoio, ou seja, a afirmação do paradigma do trauma.

Empiricamente, o projeto propõe-se estudar associações de vítimas em dois países europeus: Portugal e França.. Em Portugal: a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; a Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Em França, a Federação Nacional de Vítimas de Acidentes Colectivos (Fédération Nationale des Victimes d'Accidents Collectifs), o Comité de Défense des Victimes d' AZF, Association de Familles Endeuillées AZF Toulouse, Association AF447 Entraide et Solidarité e a Union Fédérale des Associations Françaises d' Anciens Combattants, Victimes de Guerre et des Jeunesses de l'Union Fédérale . Pretende-se, complementarmente, abordar os modos individuais de gestão da condição de vítima para além dos dispositivos convencionais e da pertença a essas associações.

A entrada no colóquio é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição obrigatória prévia

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento 'Território, Risco e Políticas Públicas' e do 'Observatório do Risco'